Se tem um algoritmo, em toda a internet, que deixa todas as pessoas de “cabelo em pé” para entender como funciona é o Edgerank, que o Facebook desenvolveu.
Essa rede social conta com mais de um bilhão de usuários ativos. Todos os dias há uma quantidade enorme de conteúdo publicado. O que pode ser bem difícil para quem trabalha com essa rede.
Dessa forma, a plataforma precisou desenvolver um filtro seletivo. Isso para garantir que apenas as publicações mais relevantes aparecessem para os usuários, reduzindo o enorme fluxo diário dela.
Foi por conta disso que surgiu, então, um dos algoritmos que é considerado um dos mais importantes de quem trabalha com essa rede social.
Devido a toda a importância que o Edgerank tem, resolvemos então trazer esse artigo para falar sobre ele, mostrando a verdade nua e crua do algoritmo mais importante do Facebook, sem nenhuma dúvida.
Não deixe de acompanhar esse texto até o final se você quiser ficar sabendo tudo a respeito desse assunto.
Boa leitura!
“Quem” é esse tal de Edgerank?
Você já parou para pensar o que define as publicações que você vê no seu feed do Facebook?
Vamos lá! Você tem milhares de amigos. Correto? Curte muitas páginas na plataforma. Então, por que apenas um número limitado de publicações de algumas contas surgem no seu feed de notícias todos os dias?
A resposta para esse questionamento está no Facebook e no algoritmo que ele desenvolveu para fazer a filtragem das publicações realizadas pelos usuários.
O EdgeRank, com certeza o mais especial entre os algoritmos que o Facebook desenvolveu, é que decide quais serão as publicações que vão aparecer para você na sua linha do tempo.
Para fazer isso, ele deverá fazer uma análise para descobrir quais são as publicações mais relevantes. Não só entre as contas que publicaram na plataforma, mas também para você.
Dessa forma, é como se o Facebook realizasse, de verdade, uma seletiva para descobrir aquilo que irá aparecer para você no seu perfil.
Se você possui um perfil pessoal ou uma FanPage do seu negócio no Facebook, por exemplo, ele também irá passar pelo crivo do Edgerank. Sempre que alguém postar uma nova publicação.
Todos os status atualizados, os compartilhamentos, os comentários e até mesmo as curtidas que você receber foram primeiro avaliados por esse algoritmo, antes de aparecerem na linha do tempo dos usuários.
Apesar de ter o objetivo de filtrar publicações e mostrar apenas aquilo que realmente é relevante, o fato é que as pessoas sentem-se perdidas devido à ação do Edgerank.
Afinal, se um usuário vê sempre as publicações das mesmas pessoas e páginas, parece que ele está perdendo alguma coisa importante ou mesmo que poderia estar atualizando-se sobre novos assuntos em alta.
Como seu cérebro pensa
Agora que você já viu o que é o Edgerank, um importante algoritmo do Facebook, é hora de entender mais profundamente como é que ele funciona.
Isso vai ajudar você, inclusive, a entender porque apenas algumas publicações aparecem na sua linha do tempo, Enquanto outras que poderiam ser importantes acabam sendo omitidas.
O funcionamento do Edgerank se dá levando em consideração a sua atividade dentro do Facebook. Mas como assim?
Primeiro, você precisa entender que as regras completas desse algoritmo são muito complexas e muitas delas o Facebook nem sequer libera.
Afinal, é de interesse da rede social que as pessoas não conheçam todo o funcionamento desse algoritmo.
Entretanto, ele leva em consideração, para mostrar os conteúdos que são mais relevantes para você, alguns fatores que são importantes, como:
- O que você costuma compartilhar na plataforma;
- O que você sempre curte no Facebook;
- As pessoas com quem você interage na rede social;
- As páginas e as publicações nas quais você comenta;
- Os perfis/pessoas que você segue.
Tudo isso irá influenciar diretamente em quais tipos de publicações vão aparecer. Afinal, são consideradas relevantes para o seu perfil de acordo com as suas atividades, com o crivo do Edgerank.
Pilares centrais
Para deixar claro os pilares centrais que influenciam em como esse algoritmo mostra as publicações para o seu perfil, mostraremos eles a seguir de forma mais explicada:
- Peso: esse é o primeiro pilar que influencia de forma direta no que o algoritmo do Facebook vai mostrar. Ele está relacionado com quanto vale cada ação que você venha a realizar no Facebook. Por exemplo, fazer comentários é algo com muito mais peso para o Edgerank do que apenas curtir uma publicação. Isso acontece porque comentar acaba exigindo mais tempo de um usuário na rede social do que outras ações. Quanto maior for o número de comentários que você deixa em uma página específica, maiores vão ser as chances de que aquele tipo de publicação apareça na sua timeline de forma constante.
- Depreciação: o segundo pilar considerado pelo Edgerank é a depreciação. Ou seja, o algoritmo faz uma análise profunda a respeito do período de tempo desde que ocorreu a última interação sua com algum tipo de conteúdo. Assim, quanto maior for o tempo em que você não repete a interação, maior é a depreciação por aquela ação. Se você interagiu com a postagem de uma página há um mês, as chances de que ela venha a aparecer novamente na sua timeline são baixíssimas. Por outro lado, quanto menos tempo você deixa entre uma interação e outra, mais publicações do tipo aparecem no seu feed
- Afinidade: o último dos principais pilares que afetam os conteúdos que aparecem para você no seu feed do Facebook é a afinidade, que está relacionado com o nível de relacionamento existente entre você e uma página específica. Se há uma página na qual você costuma interagir com frequência, seja comentando, curtindo ou compartilhando conteúdos, então as postagens dela irão aparecem com muito mais constância no seu feed
Em suma
Ao conhecer esses pilares que norteiam o funcionamento do Edgerank, então fica muito mais fácil que você consiga não só compreender o algoritmo em si, mas também atuar para modificá-lo.
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Como as mudanças no Edgerank interferem na vida de todo mundo?
Agora que você já pôde ter uma ideia geral do funcionamento do algoritmo do Facebook, é hora de explicar um pouco sobre como as mudanças realizadas nele podem interferir na vida de todos.
Mais especificamente, vamos focar em como ele pode vir a interferir no seu negócio, caso você possua um, e que esteja dentro do Facebook.
Cada vez mais se fala sobre o funcionamento dos algoritmos do Facebook e como eles foram mudando nos últimos anos.
Isso acabou interferindo bastante, por exemplo, nas publicações orgânicas, que são aquelas nas quais as pessoas e as páginas fazem normalmente, sem que haja o investimento de recursos para impulsioná-las.
A maior parte das publicações orgânicas, principalmente as comerciais, ou seja, feitas pelas empresas, passaram a sofrer grandes limitações.
Essa prática passou a trazer mais lucratividade para o Facebook, é claro, mas desde que as pessoas e as empresas saibam como aplicar algumas dicas, isso poderá colocá-las à frente de outros perfis e contas na rede social.
Algumas dicas, como as que vêm a seguir, poderão fazer com que você consiga driblar os algoritmos do Facebook. Principalmente os que desejam mostrar apenas as publicações pagas!
Com isso, as suas publicações feitas de forma orgânica irão atingir mais pessoas na plataforma, o que irá melhorar a performance delas.
Veja a lista a seguir:
- Utilizando a segmentação de públicos de acordo com interesse: a segmentação de públicos por interesse existe desde 2015. E tem como objetivo principal ajudar os profissionais da área do marketing a entregarem os melhores conteúdos. Assim, você poderá delimitar os seus públicos e ainda irá focar nos nichos que são mais específicos em apenas uma única postagem de forma orgânica
- Fazer o compartilhamento dos melhores conteúdos: focar na qualidade ao invés da quantidade poderá trazer ótimos resultados, então foque nesse que é um aspecto chave quando se trata sobre o alcance orgânico
- Publicar mais conteúdos em vídeo: os vídeos dentro do Facebook acabam gerando uma quantidade muito maior de engajamento, então é uma ótima forma de conseguir alcance orgânico
- Faça com que haja mais engajamentos para curtir a sua página: usando o botão “Convidar para curtir” é uma ótima forma de fazer isso, pois convida pessoas que já demonstraram algum interesse no seu conteúdo orgânico
5 formas de trazer esse algoritmo para o seu lado
A partir de agora, nesse tópico, iremos mostrar a você algumas das melhores formas de conseguir trazer o Edgerank para o seu lado, potencializando assim os seus resultados.
Esteja atento às 5 formas a seguir!
1- Esteja sempre entregando conteúdos relevantes, de qualidade e constantemente
A primeira dica é a entrega de conteúdos de qualidade e de forma constante.
Por mais que as pessoas façam mudanças nos algoritmos, sejam elas quais forem, o fato é que o conteúdo de qualidade sempre conseguirá encantar as pessoas.
Assim, é importante que você crie materiais que sejam ricos para sua audiência. Que sejam relevantes para a vida deles, e que ajude a resolver os problemas e tirar as dúvidas que essas pessoas possuem.
O formato pode ser em vídeo, em imagens, em textos, enfim, o que funcionar melhor para a sua audiência.
Conteúdo de qualidade sempre irá gerar interações e será também compartilhado por quem gosta dele, então vale a pena apostar neles.
Mantenha sempre a periodicidade das publicações, pois a falta de frequência, por melhor que sejam os seus conteúdos, não irá gerar os resultados esperados.
2- Sempre use call to action para gerar interação quando se tratar de Edgerank
A segunda dica para trazer o Edgerank para o seu lado é usar sempre call to action em conteúdos para que seja possível gerar mais interação.
Essa é a “cereja do bolo” em conteúdos de qualidade e que conquiste seu público, pois ajudará a gerar maior relevância.
O call to action ajuda muito a incentivar o usuário a realizar uma ação. Isso é importante para que suas publicações futuras apareçam para ele.
3- Faça parte de grupos no Facebook
A terceira dica para que você traga o algoritmo para o seu lado é fazer parte de grupos do Facebook. Especialmente aqueles que tenham relação com o seu negócio.
Caso você ainda não faça parte de nenhum, saiba que está perdendo uma grande possibilidade de fazer networking e de conseguir engajamentos melhores para sua página.
Os grupos, dentro do Facebook, são locais de muita importância porque reúne pessoas que tenham os mesmos interesses. Então é muito fácil tornar seu negócio visível e alcançar um maior engajamento.
4- Esteja sempre monitorando as métricas
Avaliar as métricas é algo muito importante. Afinal permite que você saiba como estão performando as suas publicações te possibilitando manter um foco maior na sua estratégia.
Você vai descobrir, com essa análise, quais as publicações que seu público mais gosta, mais lê ou assiste. E poderá então focar na produção e compartilhamento delas no futuro.
5- Evite caminhos fáceis demais
Uma última dica para você obter sucesso no Facebook e conseguir trazer o Edgerank para o seu lado é evitar atalhos ou caminhos fáceis demais.
Algumas pessoas fazem isso achando que conseguirão resultados positivos mais rápidos, o que nunca acontece.
Nada de usar de truques para ganhar curtidas ou outras formas de interação, pois isso vai apenas trazer resultados negativos com o tempo.
Conclusão
Como você viu, o Edgerank é um algoritmo muito importante do Facebook. Ele faz um filtro dos tipos de postagens que vão aparecer para as pessoas, de acordo com suas interações anteriores.
Neste texto, mostramos a você o que é esse algoritmo, como se dá o funcionamento dele e ainda como é possível trazer ele para o seu lado no Facebook.
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