É inegável a força que o marketing digital vem ganhando nos últimos tempos e o quão promissor ele pode ser para a sua empresa. Mas, você sabia que por trás do marketing digital existe uma estratégia muito forte chamada conteúdo online?
Não é apenas uma estratégia, é quase garantia de sucesso de qualquer negócio que decide investir no que chamamos de marketing de conteúdo.
Segundo uma pesquisa da Hubspot, 54% das pessoas querem ver mais conteúdo das empresas ou marcas que gostam.
Ele é fundamental para alcançar pessoas, converter em leads e transformá-las em grandes compradores. Mas, assim como toda estratégia que se preze, ele precisa ser realizado com alguns cuidados para que seu sucesso seja efetivo.
Continue com a leitura desse artigo e descubra como trabalhar com o conteúdo online como um fortalecedor da sua marca; e, potencializador de vendas.
O que é marketing de conteúdo?
Para falarmos sobre a importância de uma produção de conteúdo online, precisamos entender melhor sobre o que significa marketing de conteúdo.
De uma maneira muito simples, podemos identificar o marketing de conteúdo como uma estratégia de atração e conversão que investe em valor, mas não no sentido financeiro.
Basicamente, você investe tempo e recursos para proporcionar à sua audiência uma experiência agradável e que agregue valor, tornando interessante a conexão entre ela e a sua marca. Isso quer dizer você deixar seus potenciais clientes satisfeitos com conteúdos que ensinam e informam e não somente quem vendam seus produtos.
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Segundo o artigo Marcas vivem o desafio de se conectarem como consumidor, do Jornal do Comércio, a época de se preocupar apenas em promover sua marca ficou no passado. O perfil do consumidor mudou, exige mais do que propagandas frias sobre produtos e serviços.
Ele deseja conexão, deseja valor. É isso o que você oferece quando investe em marketing de conteúdo, pois o cliente percebe que não é apenas um número.
Enfim, o consumidor entende que sua marca se preocupa com o bem-estar, opinião e satisfação dele e acaba retribuindo se tornando mais próximo e indicando a boa experiência que teve para outras pessoas.
Benefícios da criação de conteúdo online
Você já sabe que o marketing de conteúdo é uma estratégia eficiente e que pode gerar grandes resultados para sua empresa. Mas, se você ainda precisa de motivos para investir pesado em criação de conteúdo online, confira abaixo alguns dos benefícios que essa técnica pode trazer e como seu negócio pode ser impactado por ela:
Benefício número 1 – Aumento do tráfego do site
Segundo o ranking global da Alexa, o Google ainda é o site mais visitado do mundo, logo, estar no Google é ser visto.
E, nada melhor do que ter o conteúdo certo e na hora certa para as pessoas que estão procurando por ele. Afinal de contas, muitos consumidores pesquisam bastante sobre uma marca ou produto antes de efetuar a compra, por isso é tão importante investir em conteúdo e não somente em propaganda.
Para estar nas primeiras páginas do Google e ser notado, você precisa ter conteúdos que sejam relevantes e que despertem o interesse nas pessoas.
Essa forma de conquistar um bom ranking nas páginas de pesquisa é feito através de tráfego orgânico, ou seja, você precisa ter um bom conteúdo a oferecer.
O Google é muito rigoroso com isso, e está cada vez mais seleto em relação aos seus critérios para as primeiras páginas. Portanto, quanto mais conteúdo que agregue valor, melhor.
Benefício número 2 – Melhora o engajamento
Quantas grandes empresas atuais que interagem com seus usuários, você conhece hoje?
A Nubank, por exemplo, é uma das poucas empresas. Eles respondem mensagens chamando seus seguidores pelo nome ou até mesmo por apelidos, enviam e-mails e notificações como se fossem próximos.
Além disso, sempre deixam claro que buscam conexões com seus usuários, que até recebem presentes em ocasiões especiais ou quando têm alguma situação atípica relatada aos funcionários.
Se sua marca não tem esse estilo despojado, não tem problema. Outras empresas mais sérias e com uma comunicação mais profissional também têm encontrado maneiras de se manter mais próximas do clientes nas redes sociais.
A grande questão não é o que deve ser dito, e sim a maneira como aquilo vai ser comunicado.
Se você trabalha com finanças, por exemplo, ofereça conteúdos sobre investimento. Trabalha com culinária? Fale sobre utensílios, dê dicas que não se vendem. Se você fala sobre moda, aborde temas relacionados e que podem ajudar pessoas, como dicas para parecer mais alto, como se vestir para uma entrevista de emprego, e etc.
O importante é criar laços, oferecer ao seu potencial cliente mais do que ele espera e mais do que você vende.
Dessa forma, ele vai se sentir grato e interessado pelo seu conteúdo, confiando em você, e posteriormente, confiando nas suas indicações e vendas.
Benefício número 3 – Aumenta a conversão de leads e gera mais vendas
Quando você transforma um visitante do seu perfil ou site em um lead, significa que ele teve interesse no seu conteúdo online, portanto, ele deseja ouvir o que você tem a dizer.
A partir desse momento, ele oferece algo valioso e que gera confiança da parte dele e oportunidade para você: o endereço de e-mail.
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Esse endereço de e-mail significa que você está no caminho certo e que pode continuar oferecendo conteúdos como aquele para ele, que estará atento ao que você diz.
Dessa maneira, ocorre o processo da esteira de vendas, que se inicia no visitante que se torna um lead, ou seja, potencial cliente e que vai adquirindo confiança aos poucos até se tornar seu cliente efeito, comprando seus produtos e indicando-os pois teve uma experiência excelente, deseja repeti-la e indicar aos seus amigos e familiares.
Conclusão do uso de conteúdo online
Podemos concluir que a importância de produzir um bom conteúdo online é fundamental, e que todo empreendedor que deseja crescer através da internet precisa usar essa estratégia como um diferencial. O sucesso é gradativo, mas praticamente certo.
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