Por Diego Infanti – Antes de mais nada, imagine que você possui uma empresa voltada para treinamentos corporativos. Você e sua esposa tocam seu negócio em conjunto e dependem dessa renda para pagar as contas de casa. Inesperadamente, vem a pandemia e vocês são obrigados a se reinventar. De tal forma que você e sua esposa pensam: E agora como ganhar dinheiro na pandemia?

Esta história aconteceu com o casal de atores formado por Giulia Grandis e Thiago Mello. Os dois precisaram reinventar, adaptar a empresa de treinamentos presenciais para o modelo online e descobrir como ganhar dinheiro na pandemia.

Como ganhar dinheiro na pandemia com empreendedorismo digital.
Foto: Pino Gomes

O casal se conheceu em 2011 nas aulas de teatro da Casa de Cultura Laura Alvim. Desde então os dois decidiram empreender em um negócio que mesclasse o teatro com o comportamento humano. Entretanto, algo mais voltado ao ambiente corporativo para que não dependessem apenas de trabalhos artísticos para sobreviver.

O pontapé para se lançarem no empreendedorismo ocorreu durante a peça “Viúva, porém honesta”, de Nelson Rodrigues. Na qual um dos patrocinadores do espetáculo ao assistir a montagem gostou da interação em cena e propôs ao casal aplicar um treinamento para a equipe comercial.

A partir disso nascia a Você InCena. Uma inciativa que mistura a arte teatral e o ambiente corporativo e ajuda empresas a extrair o melhor de cada colaborador na integração de equipes e entregas de resultados.

Nesta entrevista para Konteudos o casal de atores e empreendedores conta um pouco desta trajetória. Da similaridade entre a montagem de um espetáculo teatral com o nascimento e estruturação de uma empresa. Do mesmo modo comentam da primeira oportunidade, lá em 2014, até uma necessidade de reinventar a empresa e como ganhar dinheiro na pandemia.

Acompanhe!

Konteudos: Como surgiu a primeira empresa de vocês?

Thiago e Giulia: Surgiu a partir da montagem e apresentação da peça “Viúva, porém honesta” de Nelson Rodrigues na qual o Thiago era um dos protagonistas e um dos patrocinadores assistiu ao espetáculo, gostou muito e disse que queria uma abordagem dessas voltada para a equipe comercial. Aspectos como, por exemplo, a integração entre a equipe. Além disso, lidar melhor com os imprevistos.  Então, resolvemos montar um treinamento para a equipe de vendas com o intuito de melhorar a interação dentro da empresa e alavancar os resultados. Pensamos: “Essa é a oportunidade que estávamos pensando para realizar o que queríamos, mas ainda era algo muito nebuloso”, relembra Thiago.

A partir de então levamos um ano para desenvolver este primeiro treinamento. Um ano elaborando, reuniões, discussão de formato. De maneira que reunimos tudo isso e formatamos um treinamento que tinha duração de três meses e foi se renovando. Após este treinamento surgiram novas oportunidades dentro dessa mesma empresa. E começamos a ir para diversas empresas.

dicas de como ganhar dinheiro na pandemia.
Foto: Pino Gomes

Konteudos: Quando perceberam que poderiam ganhar dinheiro com o negócio de vocês?

Thiago e Giulia: Quando finalizamos o primeiro treinamento que deu certo. Foram três meses com a equipe comercial. De maneira que percebemos que entregamos o que desejávamos e que foi além, não foi só a capacitação. Deu resultado na vida pessoal para os que participaram do treinamento.

Desta forma, conseguimos criar uma metodologia e aplicar bem durante os três meses do treinamento. Entretanto precisamos entender como vender o produto que tínhamos desenvolvido. Além disso precisamos aprender como abordar outros clientes. E existem diferenças. Por exemplo: Houve empresas onde conseguimos fechar o curso rápido, pois existia um nível de consciência desta necessidade maior. Do mesmo modo houve empresas que demoramos até um ano para converter a venda, porque a consciência da necessidade não era tão clara, ressaltou Giulia.

Está gostando da entrevista? Então experimente ler também: Empreendedorismo na pandemia: o que fazer para sobreviver

A atriz Giulia Grandis, proprietária da Você InCena.
Foto: Pino Gomes

A reinvenção: Como ganhar dinheiro na pandemia

O brasileiro usou o cenário da pandemia para se reinventar e buscar novos modelos de trabalho. A reinvenção ganhou destaque. A edição de 2020 da DT Index, pesquisa sobre transformação digital, mostra como a pandemia alterou a maneira das empresas lidarem com a transformação digital e os modelos de negócio.

No estudo realizado pela Vanson Bourne com mais de 4.300 gestores de 18 países, incluindo o Brasil, aponta que no mercado brasileiro, 92% das empresas estão reinventando seu modelo de negócio por conta do cenário gerado pela covid-19.

Além disso, a pesquisa mostra que 44,6% dos entrevistados tiveram de reinventar a forma de entregar produtos e serviços para clientes e funcionários.

Essa foi a situação de Thiago e Giulia que tiveram que estruturar seus conteúdos para as plataformas digitais para garantir uma fonte de renda e entender como ganhar dinheiro na pandemia.

Konteudos: Como foi ter que transformar o negócio de vocês?

Thiago e Giulia: Nosso mundo caiu. Estávamos em uma crescente com a empresa. Com grandes propostas no mundo corporativo, com planejamento, com agenda bem estruturada.

Em 2019 recebemos a proposta de promover um curso online pela Você inCena nossa empresa de treinamentos, dentro de uma plataforma digital. Entretanto, naquele momento nosso treinamento estava voltado para o presencial, precisávamos de interação entre as pessoas.

No começo de 2020 fizemos um investimento em um curso de marketing digital “fórmula de lançamento“ do Erico Rocha e decidimos apostar nisso. Pois era esse caminho ou nada.

Afinal, quando fizemos este investimento no curso não tínhamos a noção que iria parar tudo. Além disso, fizemos o curso, pois esbarramos em uma dificuldade de vender o nosso negócio. Achávamos que faltava alguma coisa para fechar os clientes prospectados. A nossa chance era o curso que investimos fazer dar certo.

Decidimos criar um curso online com as ferramentas que tínhamos. E o primeiro curso “Destrave sua Oratória na Prática”, foi voltado para as pessoas que precisam migrar para o digital, mas têm dificuldade de se comunicar por vídeo. 

Ao mesmo tempo começamos a estudar muito o marketing digital e percebemos que é um meio que te possibilita muito networking. Isto nos mostrou uma nova possibilidade de negócio com liberdade geográfica, tempo. Olhamos isso como uma possibilidade de ir além, pensar em médio e longo prazo.

Konteudos: Como foi para vocês utilizarem do networking para expandir o negócio?

Thiago e Giulia: Foi libertador. Descobrimos que conseguimos adequar o que precisamos vender com o que as pessoas desejam. Basta apenas afinar o discurso. É preciso aparecer para essas pessoas.

Trouxemos muito conhecimento da arte para o marketing. Pois nosso trabalho enquanto artista é estudar o comportamento das pessoas. Como resultado conseguimos extrair muito deste comportamento e aproveitar no desenvolvimento do nosso curso.

Konteudos: Muita gente investiu dinheiro na pandemia para abrir seu próprio negócio e não deu o resultado esperado e teve que fechar. O que vocês destacam como ponto-chave para o sucesso do negócio de vocês na pandemia?

Thiago e Giulia: Existem motivações externas. Por exemplo as necessidades financeiras, pagar contas. Essas motivações externas estavam presentes para todo mundo. Agora, existem motivações internas, e, acreditamos que essa etapa passa por um momento de construção do negócio. Nós sempre entendemos bem como construir os processos para o sucesso do nosso negócio.

Desde o impulso que tivemos ao topar fazer o primeiro treinamento. Em contrapartida, houve calma de nos planejarmos durante 1 ano para fazer dar certo.

Antes de mais nada temos um ponto crucial que se chama inquietude. De modo que buscamos sempre entender tudo sobre o nosso negócio. E quais as ferramentas precisamos para prosperar. Portanto é necessário conhecer um pouco de tudo que envolve o negócio. O grande diferencial é conhecer o ecossistema do negócio, como ele gira, como ele funciona.

O ator Thiago Mello proprietário da Voce InCena,
Foto: Pino Gomes

Konteudos: Quais dicas vocês dariam que se mostram acertadas para quem deseja abrir o próprio negócio?

Thiago e Giulia: Em primeiro lugar estudar muito sobre o seu negócio. É preciso conhecer bem cada pedaço do seu negócio. Ter empatia com quem trabalha com você e resiliência para as dificuldades que você vai encontrar.

O segundo acerto para nós é não desistir, é ser incansável, mas ao mesmo tempo perceber que tem dias que você cansa e que você precisa parar. Respeitar o limite do seu corpo e da sua mente. Afinal assim você consegue ser mais produtivo e entregar mais resultado.

Um outro ponto positivo é sempre você buscar o autoconhecimento, independente do negócio que você se propõe a fazer. Quanto mais você se conhecer e respeitar os seus limites, mais fácil é para você externar o seu potencial.

Do mesmo modo existem pessoas que querem ter negócios gigantescos. Entretanto tem pessoas que não querem. Você precisa se conhecer, até porque o seu negócio vai ser um reflexo de quem você é.

Konteudos: Quais pontos vocês destacam que erraram lá no início que tiveram que arrumar durante a trajetória da empresa?

Thiago e Giulia: Nós erramos em não fazer um planejamento financeiro. Planejamento financeiro bem estruturado desde o início. Desde o primeiro passo. Tínhamos que ter feito um planejamento financeiro do marco zero do negócio, mesmo que depois percebêssemos que faltou algo.

Pode ser que nós tenhamos nos deslumbrado um pouco no início. Começamos a fechar vários treinamentos e não nos planejamos neste quesito.

No primeiro ano foi por uma falta de conhecimento do mercado. No segundo ano, foi uma falha por não ter olhado o que era preciso olhar (falta de planejamento financeiro).

Entender a sazonalidade do mercado também é importante. Isto requer que você tenha esta atenção redobrada. Após entender a sazonalidade você pode fazer um outro tipo de planejamento.

Entender o seu concorrente e não ser uma commoditie também é fundamental. Afinal, o diferencial do seu negócio está sempre dentro de você.

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Konteudos: Quais dicas vocês dariam para quem quer ganhar dinheiro na pandemia?

Thiago e Giulia: Tem um poder que está na mão das pessoas, que é muito potente que elas não percebem: o celular.

De modo que a pessoa passa horas nas redes sociais vendo coisas e negócios dos outros. Por isso, achamos que é necessário ter este olhar para o próprio negócio. A nossa opinião muito específica é: Você tem que aparecer nas mídias sociais. Tem que criar um relacionamento com o seu cliente através desses canais. O Caminho é o digital. É a realidade para um negócio prosperar atualmente.

Com toda a certeza você precisa estar presente nas redes sociais. Você precisa produzir conteúdo. Até organicamente, você não precisa gastar nada atualmente. Além disso,  é necessário fazer uma produção de conteúdo interessante para o teu cliente. Gerar valor para o cliente no mínimo. A fim de ter uma construção de autoridade e aparecer para o seu cliente.

Como ganhar dinheiro na pandemia com os negócios.

Lições de empreendedorismo na pandemia

Giulia e Thiago são atores e gostam de usar a expressão “fazedores” ao invés de empreendedores. Pois quando é preciso eles vão lá e fazem acontecer. Nesta trajetória entre abrir o próprio negócio, estruturar, desenvolver, vender vem a pandemia e eles se veem obrigados a reestruturar e descobrir como ganhar dinheiro de forma diferente. Por isso eles dão dicas importantes para você que quer abrir seu negócio e não sabe como ganhar dinheiro na pandemia:

1- Realize o que quiser

Giulia e Thiago salientam que uma grande lição aprendida ao longo da pandemia é que você pode realizar o que quiser. Não deixe com que o medo te paralise. Use como algo desafiador. Entretanto seja consciente dos seus objetivos e desenhe um planejamento para alcançá-los com metas bem definidas.

2- Rotina sim, monotonia não!

A rotina é um fator fundamental para quem deseja empreender com sucesso. Planejar, executar com cuidado é importante. Entretanto não deixe o seu cotidiano cair na rotina. Desafie-se a fazer algo diferente. Pense fora da caixa. Segundo Thiago Mello monotonia é o problema no cotidiano. Se você deixar cair a sua rotina na monotonia, você está a um passo do abismo.  Então haja!

3-Não procrastine

Não adie seus planos por medo, ou por receio de arriscar. Para Thiago e Giulia a pandemia trouxe a sensação de que se eles conseguiram o sucesso de seu negócio em meio a uma pandemia nada pode lhes parar. Então desafie-se. Como lembram os dois “Em curto espaço de tempo viramos a nossa vida de cabeça para baixo e conseguimos voltar ainda melhor” finalizam. Então desafie-se e faça acontecer!  

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