Você com certeza já teve alguma ideia na qual poderia transformar em um negócio e lucrar com isso. Mas, afinal, pensou também quais são as características de um empreendedor de sucesso?
Todo negócio nasce de uma ideia, e se você teve essa ideia e chegou a cogitar transformar isso em um negócio é porque acredita nele. Então, você já possui algumas características básicas de um empreendedor de sucesso.
De acordo com dados do Indicador de Nascimento de Empresas da Serasa Experian, mais de 1.5 milhão de empresas foram abertas no Brasil de janeiro a junho de 2020.
Entretanto, não basta ter uma boa ideia e iniciativa para conseguir fazer seu negócio prosperar. É preciso que essas duas características de um empreendedor sejam potencializadas em conjunto com outras para que você se torne um empreendedor de sucesso.
Conheça 10 delas que podem te ajudar:
1- Atento às oportunidades
Uma das principais características de um empreendedor é antever a possibilidade de um negócio, isto é, antes mesmo dele existir.
De maneira que estar ligado às tendências de um determinado setor ajuda o empreendedor a gerenciar melhor seu negócio.
Antecipar as necessidades do cliente e buscar soluções ajuda manter o negócio sempre atualizado e rentável.
2- Persistente e proativo
De nada adianta ter uma boa ideia sem ter iniciativa. Todo negócio deve ser viável para sair do papel.
Quantas boas ideias não vão à frente por falta de iniciativa e persistência. Uma das características de um empreendedor de sucesso é ser proativo e saber lidar com as situações adversas que todo negócio em seu início está propenso a passar.
A persistência ajuda o empreendedor a não desistir no primeiro tropeço, todo início tende a ter instabilidade, de maneira que, desistir não deve ser uma das primeiras opções do empreendedor.
3- Calculador de riscos
Todo novo negócio empreende um risco. De maneira que uma das características de um empreendedor de sucesso é ter como mantra saber calcular os riscos.
Fazer contas de viabilidade de um negócio, mapear cenários e realizar uma matriz SWOT ajuda muito o novo empreendedor evitar falhas, perdas e mitigar riscos
O empreendedor que calcula riscos do seu negócio saí na frente e tem grandes chances de ter sucesso no futuro.
4- Preocupado com qualidade e eficiência
Quem inicia um novo negócio deve ter em mente que a qualidade do seu serviço fará com que seu consumidor se fidelize. Um bom atendimento inicial gera um grande atrativo para o cliente.
Além disso, maximiza as chances deste cliente voltar a consumir seus produtos e serviços.
Além disso, todo novo negócio precisa ser eficiente, fazer mais com menos e fazer melhor. Desta forma, uma das características de um empreendedor é ser focado em gestão de qualidade e busca pela melhoria contínua de processos.
Assim, o bom empreendedor minimiza as perdas e aumenta os ganhos.
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5- Comprometido
A princípio, uma das características de um empreendedor que faz toda a diferença para o sucesso de um negócio é o seu comprometimento.
Para quem deseja empreender é preciso saber que terá que dispor de tempo, isto é, abdicar de momentos em família e amigos em prol de seu negócio. Sabe aquela máxima “O olho do dono é que engorda o gado”?
Neste primeiro momento é preciso estar comprometido e focado na gestão de seu negócio para que se possa desfrutar de bons momentos em outra oportunidade.
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6- Conhecedor do mercado
Outra das características de um empreendedor que obtém bom resultado é conhecer seu mercado de atuação.
O empreendedor precisa conhecer o ramo ao qual está querendo entrar. Quais as necessidades de seu cliente. O que este cliente valoriza. Como atender melhor e com mais eficiência o consumidor.
Além disso, o empreendedor precisa estar sempre atento aos outros “players” de mercado. Quais as vantagens oferecidas por eles, quais serviços mais requisitados.
Para isso, se for preciso, busque ajuda de especialistas e consultorias.
7- Estabelecedor de metas
Para saber aonde se quer chegar com um negócio é preciso ter clara a definição de metas. Uma das características de um empreendedor que mais se precisa ter em mente é saber estabelecer metas.
As metas precisam ser reais e atingíveis. A técnica de estabelecer uma meta “Smart” ajuda o novo empreendedor a obter sucesso em seu negócio.
Além disso orienta na definição de planos futuros, correções de “rota” e até definição de novas estratégias para o negócio.
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8- Criador de processos
Por menor que seja o seu empreendimento, existe um padrão que se repete. Seja ele uma rotina administrativa, a fabricação de algum bem, ou mesmo na entrega do produto ou serviço ao cliente.
Desta forma, criar processos ajuda e muito para quem deseja ser dono do próprio negócio.
A organização é uma das características de um empreendedor. É fundamental saber planejar e alcançar os objetivos traçados.
9- Desenvolvedor de contatos
De nada adianta ter o melhor produto ou serviço do mercado se ninguém te conhece.
De maneira que outra das características de um empreendedor de sucesso é ter uma grande rede de contatos. Seja ela uma base de clientes, seus fornecedores, ou para além disso, seus concorrentes. Joe Girard fala disso mil vezes em seu livro Como vender qualquer coisa a qualquer um.
Afinal, é preciso estabelecer relações em todos os níveis para que um negócio venha a prosperar.
O sucesso de um negócio depende de uma serie de fatores, mas um dos mais relevantes são os contatos que serão feitos. Só um bom produto não garante venda. É preciso saber vender, e, para quem deseja comprar. Você pode entender bem o que é isso no artigo Joe Girard: segredos para vender do maior vendedor do mundo.
Apenas com essa junção de fatores o cliente saberá o “valor” de seu produto e não apenas o seu preço.
10- Autoconfiante e responsável
Um dos fatores principais para se ter sucesso é a autoconfiança. Essa é uma das características de um empreendedor mais perceptíveis para as pessoas.
Se o empreendedor está “vendendo” uma “ideia” é porque acredita nela. Então, inicialmente, o empreendedor é um entusiasta do próprio negócio.
Nenhum vendedor terá mais conhecimento de seu negócio do que seu próprio dono, no início. De maneira que é preciso acreditar em si e no seu negócio e ter “paixão” para que se consiga convencer ao cliente e para alavancar seu negócio.
Entretanto, saiba que a longevidade do seu negócio dependerá inicialmente do seu esforço, então haja com responsabilidade e consciência de “dono” para conseguir alcançar o sucesso.
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