Livros de gestão deveriam estar na cabeceira da cama de todo empreendedor. Afinal, é a leitura que enriquece o nosso conhecimento.
Empreender não é uma tarefa fácil. Muito pelo contrário, os desafios são constantes. E os obstáculos passam a fazer parte do nosso dia a dia.
No entanto, aumentando o conhecimento diminuímos as dificuldades. E é justamente isso que a leitura nos proporciona.
Como aplicar o dinheiro da melhor forma? Vale a pena tomar um empréstimo? É melhor um empréstimo de longo prazo ou fazer descontos de duplicatas?
Note que responder essas questões pode fazer toda a diferença para uma empresa. E elas só poderão ser corretamente respondidas com base em conhecimento.
Portanto, separamos neste artigo 5 dicas de livros de gestão que todo empreendedor deveria ler. Dá só uma conferida.
1 – O jeito Disney de encantar clientes
O Jeito Disney de encantar clientes é um livro de autoria da Disney Institute, publicado pela Editora Saraiva. Ele mostra como a Disney é uma empresa muito além do óbvio.
Ela não é apenas uma marca. Mas sim um sinônimo de sucesso e versatilidade. Não é à toa que a marca hoje é associada à realização de sonhos.
Mas, para isso a empresa conta com seus diferenciais. Um deles é fazer o consumidor se apaixonar pela marca.
O livro mostra, portanto, os bastidores desse império. E o que existe por trás da filosofia da empresa.
O leitor também aprende quais são as principais práticas adotadas pela Disney. Práticas fundamentais para garantir, portanto, o crescimento e inovação ao longo do tempo.
Dessa forma, quem deseja pensar fora da caixa, não pode deixar de ler este livro. Até porque ele vai ensinar a enxergar a importância de se ter valores bem definidos.
E como não poderia deixar de ser: o livro mostra como os valores influenciam no atendimento e também na impressão de quem tem contato com a marca.
Leia também: Gatilhos mentais para ser bem-sucedido
2 – O poder do Hábito, um dos melhores livros de gestão
O Poder do Hábito foi escrito por Charles Duhigg e publicado pela Editora Objetiva. Ele mostra a importância de mudar nossos hábitos.
Um empreendedor pode entender que precisa fazer um fluxo de caixa diário. Mas, como isso pode se tornar um hábito na sua rotina?
O livro mostra, portanto, qual a melhor maneira de adquirir certos hábitos. E como consequência mudar nossa rotina.
Para embasar o aprendizado, o livro se baseia em centenas de artigos acadêmicos. Além de entrevistas com mais de 300 executivos e cientistas a respeito do hábito.
Ao final do livro você será levado a concluir que bons hábitos são a chave para transformar pequenas empresas em grandes negócios.
Esse livro te levará, dessa forma, a refletir sobre a maneira como você e sua empresa realizam as tarefas diárias.
Sem contar que ele também mostra como entender os hábitos do seu público-alvo ajuda a melhorar a estratégia da sua empresa.
Leia também: Empreendedorismo no Brasil: cenário e características
3 – Empresas feitas para vencer
Empresas feitas para vencer é um livro de Jim Collins publicado pela editora HSM.
Ele foi considerado um dos livros de negócios mais importantes de todos os tempos pela Time Magazine.
Essa obra mostra, desse modo, como as grandes empresas atingem uma qualidade duradoura. E como um desempenho sustentável pode ser inserido na empresa desde o começo.
O autor busca exemplos excepcionais para mostrar como uma organização excelente se diferencia de uma comum.
São várias ações praticadas diariamente. São hábitos que muitas vezes deixamos passar. E que, sem dúvida alguma, fazem toda a diferença.
O caminho do sucesso não é reto. É pelas tortuosidades que o empreendedor vai aprendendo.
Aprender com esses desafios é o que fará o empresário crescer. Após ler este livro você saberá se sua empresa está pronta para o sucesso.
4 – O Mito do empreendedor, um dos mais conceituados livros de gestão
O Mito do Empreendedor foi escrito pelo autor norte americano Michael E. Gerber. Ele já vendeu mais de três milhões de cópias em todo o mundo.
Mas, o que está por trás do sucesso do livro? Ele mostra como o empreendedor pode transformar suas ideias em realizações.
Além disso, por meio dessa leitura o empreendedor aprende a criar uma empresa sólida. E também a desenvolver uma equipe com profissionais engajados.
Sendo assim, o livro mostra de forma clara como se deve fazer uma gestão eficiente e inovadora. Sem tirar, portanto, os pés do chão.
Gerber tem como objetivo fazer com que o empreendedor crie uma postura diferenciada. Isso o fará capaz de desenhar suas estratégias.
Elas irão agregar valor e rentabilidade para a empresa tanto no curto quanto no médio e longo prazo. Como resultado, a empresa irá crescer constantemente.
Leia também: Podcast de vendas: os 10 tops do Brasil
Saber aplicar essa gestão eficiente é, portanto, o desafio do empreendedor que irá ler esta obra.
5 – A estratégia do Oceano Azul
A estratégia do Oceano Azul é um livro que foi lançado no ano de 2005 por W. Chan Kim. Essa é, portanto, uma das obras mais importantes para um empreendedor.
Quantas empresas, apesar de fazerem tudo certo, não conseguem sobreviver no mercado? Sabe por que isto acontece?
Porque essas empresas estão seguindo o efeito manada. Ou seja, os mesmos modelos e ideias de outras empresas. Em outras palavras, não estão inovando.
No livro o autor mostra, desse modo, que é preciso sair do oceano vermelho e ir para o oceano azul. O que isso quer dizer?
Que é preciso se diferenciar no mercado evitando a guerra por preços. Ele dá um importante exemplo de diferencial: o Cirque Du Soleil.
Essa empresa transformou o seu mercado. Ela saiu do tradicional espetáculo circense e passou a construir um verdadeiro show teatral.
Coreografia, música, cenários e artistas diferenciados passaram a fazer parte do espetáculo.
Ao ler este livro o empreendedor vai aprender a importância da inovação. Em um mercado cada vez mais exigente, criatividade é tudo.
Agora que você já sabe quais são os 5 livros de gestão que não pode deixar de ler é hora de começar. Afinal, a leitura enriquece nossas vidas.
Gostou deste post? Deixe o seu comentário e sua sugestão. E não esqueça de compartilhar com seus colegas, gestores e amigos nas redes sociais.
Deixe um comentário