Quem nunca pensou em trabalhar por conta própria e alcançar a tão sonhada liberdade financeira? Diante disso, o empreendedorismo no Brasil vem sendo cada vez mais visto como uma solução para esse sonho.
Pois bem, se tornar um empreendedor, nos últimos anos, tem se tornado uma prática cada vez mais comum no mundo e aqui. De acordo com uma pesquisa da GEM em 2019, no Brasil, uma das explicações para esse movimento é o momento econômico que gera incertezas e dificuldade ao mercado de trabalho.
Podemos dizer que um retrato disso é o aumento expressivo do mercado de coaching. Segundo a Sociedade Latino Americana de Coaching, 72% dos brasileiros estão insatisfeitos com os seus trabalhos e, por isso, vêm procurando mentores que ajudem à alcançar os seus objetivos.
Mas entre tomar a decisão de se tornar um empreendedor e começar a empreender de fato, tem um longo caminho, e se informar sobre essa prática e seus conceitos básicos pode ser uma ajuda bem valiosa neste processo.
Você sabe o que é ser um empreendedor?
Em geral, empreendedorismo parece ser um conceito óbvio. Mas é como o famoso ditado popular: “o óbvio às vezes não é tão óbvio assim”.
Ainda mais quando uma grande parte das pessoas associa ser empreendedor a ter uma empresa.
Por outro lado, como definem acadêmicos como o economista Schumpeter, empreender está mais relacionado à atitude de uma pessoa de produzir novas ideias, de inovar.
Mas ter uma ideia inovadora, criativa e ter iniciativa para botar isso em prática não significa, necessariamente, ter o perfil para empreender.
Enfim, agora você deve estar se perguntando como saber se eu tenho perfil para me tornar um empreendedor?
8 principais características que todo empreendedor deve desenvolver
De acordo com estudos da área da psicologia, algumas características podem ser apontadas como comuns ao perfil de empreendedor, tais como:
- Imaginação; O empreendedor é aquele que consegue identificar oportunidades que ninguém, ou poucos, estão explorando. Portanto, a partir disso, consegue criar algo diferente com valor ou pensar em soluções aventureiras.
- Motivação; Seja por necessidade, em busca de novas oportunidades ou para resolver problemas, um empreendedor sempre tem uma motivação forte que o leva a agir.
- Determinação e Autoconfiança; O empreendedorismo envolve um processo arriscado. Portanto, acreditar em si mesmo e ser determinado é algo primordial para um empreendedor.
- Autoavaliação; capacidade de reconhecer erros, avaliar os porquês e entender os seus limites é importante para que o empreendimento tenha sucesso e nem todos estão dispostos a reconhecer suas falhas.
- Habilidade de organizar e planejar;Organizar suas tarefas, delimitar as urgências e prioridades, as contas a pagar, administrar os lucros e saber como pode utiliza-los para expandir seu negócio é essencial para uma trajetória saudável do empreendimento.
- Habilidade de liderar pessoas; Um empreendedor é um protagonista e, por isso, ele sabe bem lidar com as pessoas. Seja para designar funções ou avaliar o potencial de um novo funcionário, você precisa saber explorar a capacidade das pessoas ao seu entorno.
- Tolerância a riscos; Uma certeza é que iniciar um novo projeto sempre irá trazer riscos. Portanto, um dos principais pontos do perfil empreendedor é ter o psicológico preparado e disposto a lidar com esses riscos e entender que ele faz parte do processo até o sucesso.
- Resiliência; Um empreendedor consegue aprender com as derrotas e não desiste facilmente. Mesmo que ele mude o objetivo ou decida por uma outra estratégia, ele sempre persegue a sua motivação.
Sem receita de bolo
Mas vale lembrar que não há uma receita de bolo sobre quem deve ou não empreender. E, muito menos, ninguém nasce empreendedor. Você pode sempre buscar desenvolver essas e outras características.
Para saber se tem perfil empreendedor faça o Teste: empreendedor ou profissional, qual seu perfil?
E para descobrir quais são os seus pontos fortes e quais você deve desenvolver faça o quiz de personalidade para empreendedores e profissionais.
Características do empreendedorismo no Brasil
Assim como as características comuns que são essenciais para a prática do empreendedorismo, segundo a GEM, a realidade brasileira apresenta algumas particularidades em relação ao perfil dos negócios brasileiros. Por exemplo:
- Informalidade: pouco mais de 26% têm CNPJ;
- Baixo índice de inovação: apenas 0,6% do empreendedores afirmam trabalhar com produtos novos;
- Foco em serviços: mais de 61% dos negócios focam em serviços B2B;
- Foco no mercado interno: apenas 3% dos empreendedores no Brasil atendem clientes forma do país
Também de acordo com o mesmo estudo, geralmente, o panorama do empreendedorismo no Brasil é composto por pessoas que possuem a faixa etária entre 18 e 54 anos. A partir dos 55 anos as pessoas tendem a ser mais conservadoras.
Os principais motivos que levam alguém a empreender
Como aponta a GEM, 88,4% do empreendedorismo brasileiro têm como motivação a procura por novas formas de ganhar dinheiro pela escassez de empregos.
Mas existem outras coisas que são identificadas como as principais motivações para o empreendedorismo no Brasil. Esse é o caso,
- Daqueles que acreditam que podem fazer a diferença no mundo a partir da inovação;
- De quem tem a ambição de possuir uma grande fortuna ou ter uma renda muito alta;
- Das pessoas que querem continuar uma tradição familiar.
Os principais motivos que levam alguém a desistir de empreender
Como quase todas as atividades arriscadas, como por exemplo investir na bolsa de valores, empreender não são só flores.
De acordo com uma pesquisa realizada pelo SEBRAE, no Brasil, a cada 4 empresas abertas no Brasil, 1 fecha antes de completar 2 anos. Uma das principais causas identificadas é o desempenho financeiro ruim que pode levar a muitos investidores desistirem de suas ideias.
Mas, além disso, podemos associar a taxa de desistência a fatores como: problemas de infraestrutura, a elevação dos custos com impostos, alta concentração de empreendimentos para serviços específicos e a falta de experiência do empreendedor no ramo.
A conjuntura social econômica também pode influenciar muito. Podemos citar como exemplo, a evolução da taxa de desemprego, o crescimento de ações governamentais voltas para as Micros e Pequenas Empresas e a evolução do salário mínimo.
Dicas para começar a fazer parte do empreendedorismo no Brasil
Em suma, é importante observar as formas que a legislação brasileira permite que você crie o seu negocio e como pode garantir alguns benefícios.
Existem duas maneiras, especialmente para os empreendedores iniciantes: o cadastro como Microempreendedor Individual (MEI) ou como Microempresa (ME).
Logo depois de realizar esse cadastro, você terá um CNPJ e passará a se tornar apto a emitir notas fiscais, ter acesso a benefícios da previdência social, auxilio maternidade e doença e o seu negócio deixará de ser informal.
Todo o processo de cadastro é simplificado, digital e gratuito.
Empreendedorismo no Brasil: como começar a empreender com menor risco de errar
Estude e escolha um setor de atuação
Por certo, considerar quais setores já apresentam uma maior taxa de sucesso pode ser um trunfo para quem está iniciando. Assim, como saber quais são as áreas que ainda são pouco exploradas e você poder ser o diferencial.
Vamos aos exemplos?
1º – Prestação de serviço;
Nessa área estão concentrados, por exemplo, àqueles que dão aulas particulares, tradutores, freelancer, personal trainers, costureiras, serviços de comunicação, programadores e muitos outros serviços.
Uma dica é que você pode vender os seus serviços pela internet. Se você tem dúvidas sobre como vender aquilo que não se pode demonstrar, leia nosso artigo sobre como vender seus serviços pela internet.
2º – Industriais;
Esse é um nicho muito explorado por àqueles que possuem uma proposta de otimizar o processo industrial utilizando alguma tecnologia como, por exemplo, drones e impressoras 3D.
3º – Serviços voltados para negócios;
Do mesmo modo, há muitas possibilidades para empreendedores voltados para os negócios. Entre uma delas podemos citar, palestras e cursos visando a qualificação dos funcionários;
Leia também: Pandemia: como evitar que seu negócio quebre.
Sendo assim, é muito importante de entender o mercado para desenvolver suas ideias, para fazer um planejamento saudável e garantir a sobrevivência do seu empreendimento.
Defina o público-alvo
Dentro do cenário do empreendedorismo no Brasil entender a procedência do cliente pode ser um diferencial para quem quer começar nessa trilha.
Isso porque a maior parte dos empreendimentos que já são considerados “casos de sucesso” têm foco em atender o mercado das suas cidades e regiões próximas.
Se quiser saber mais sobre como empreender com sucesso no Brasil, não deixe de ler a matéria Como empreender com sucesso e histórias de empreendedores brasileiros que deram super certo.
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