A pandemia do corona vírus não só assola o mundo em termos de saúde; mas também em termos econômicos.
Em termos de saúde, já sabemos tudo o que temos que fazer para evitar que contraiamos o corona vírus e a pandemia se fortaleça. Por exemplo, higienizar bem as mãos com água e sabão, usar álcool gel e adotar o isolamento social
Mas, e em termos econômicos? O que podemos fazer para salvar o nosso negócio?
Abaixo, seguem dicas para passar pelo pior de forma mais branda.
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5 dicas para seu negócio sobreviver a pandemia do corona vírus
Antes de qualquer coisa, é importante você entender que a partir dessa pandemia o mundo vai mudar. Por exemplo, empresas e trabalhadores criarão novas formas de fazer negócios, dispensando contato físico e deslocamento de pessoas para não ficarem rendidos em uma situação como a que estamos vivendo. Você pode entender melhor sobre a economia do isolamento nesse artigo de Felipe Zmoginski, jornalista especializado em tecnologia, telecomunicações e informática.
Agora que entendeu, vamos às dicas.
Dica 1 – Crie um site
Não importa o tamanho do seu negócio, ele tem que estar na web. Veja o exemplo do pipoqueiro Valdir. Muitos negócios sem site estão passando por um momento de desespero porque com o isolamento social estão sem portas de comunicação com clientes e potenciais clientes. Segundo o e-Commerce Brasil, 40% das microempresas no Brasil não possuem um site.
Dica 2 – Otimize o seu site
Em princípio, os outros 60% de microempresas que possuem site, nem sempre têm um site que as pessoas encontram pelos motores de busca. Portanto, o site deve ser otimizado de forma eficaz. Por exemplo, deve ser feito um estudo do mercado, um levantamento dos objetivos de negócio e só depois disso uma otimização. Fazendo isso, você consegue atrair seus possíveis clientes por meio dos motores de busca. Um site sem otimização é como um panfleto colado em um poste. tem que esperar alguém passar e se interessar.
Dica 3 – Tenha uma loja virtual
Independente do seu ramo, o que você conseguiria vender pela internet? Mesmo que você não possa vender todos os seus produtos e serviços online, quais você conseguiria? Sabe a história de não guardar todos os ovos em uma cesta? Então, esse é o caso. Por exemplo, um salão de beleza que tem um site otimizado pode ter uma loja virtual simples. Nessa loja pode vender vales-presente, vouchers de desconto com datas futuras para atendimento, cosméticos e até vídeo-aulas que ensinam serviços que podem ser feitos em casa. Confira aqui como bares e salões de beleza estão se reinventando para sobreviver ao período de Covid-19.
Dica 4 – Tenha uma versão virtual de sua empresa
Ter uma versão virtual de sua empresa não significa ter um site ou uma loja online. Ter uma versão virtual de sua empresa significa estar preparado para fazer o negócio continuar andando sem a necessidade do contato físico ou do deslocamento. Muitas empresas já estavam ajustadas a esse cenário, porém, outras correram para se ajustar e diminuir seus prejuízos. Plataformas como a Ding Talk, e Meeting ajudam muito nessa tarefa.
Dica 5 – Tenha serviço de delivery
Não importa se você tem uma loja física ou se trabalha de casa. Ter serviços de entrega é sempre um diferencial independente de existir crise ou não. A verdade é que com a pandemia, muitas empresas para sobreviverem passaram a entregar seus produtos ou serviços e algumas com a opção “sem contato com o cliente”. O Booth Pet Shop, por exemplo, passou a oferecer um serviço diferenciado nesse momento tão delicado. Um deles é o delivery de produtos e o outro o táxi dog que é equipado com ar condicionado e kennel individual.
Dica 6 – Capacite-se
Faça cursos online. A capacitação além de te preparar para gerir melhor o seu negócio ainda te abre a mente para novas ideias. Ter informação é o melhor caminho para a transformação.
Agora, para dar um ‘up” nessa energia de empreendedor, leia os artigos abaixo. Saia com tudo depois que essa pandemia passar.
Estamos juntos e na torcida por todos.
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