Gatilhos mentais – Em princípio, não importa se você é empreendedor ou se está em desenvolvimento de carreira quando se trata de alcançar uma meta ou objetivo e ter sucesso, certo? Certo! E, segundo Nicolau Maquiavel na obra O príncipe, o governante deve agir segundo a ética sempre que possível. Essa frase até deu origem ao dito popular “Os fins justificam os meios”.
E aí você fala: “Tá, e o que alho tem a ver com bugalho”?
Antes de mais nada, vamos entender o que são gatilhos mentais. Gatilhos mentais ou hacks mentais são técnicas da psicologia cognitiva que são utilizadas a seu favor ou a favor de alguém. É como se fossem truques psicológicos para te ajudar a conseguir o que quer ou ajudar alguém a conseguir o que quer. Por exemplo, sabe quando você está navegando na internet e, de repente, aparece um anúncio de viagem? Esse anúncio até parece uma sugestão pensando no seu bem-estar. Mas, por trás há técnicas de marketing pensando no bem-estar de qualquer pessoa, menos no seu. Meio maquiavélico, né? Então, é aí que Maquiavel entra. Claro que às vezes pode até ser uma boa ideia, mas quantas vezes a gente se arrepende da aquisição porque foi feita de forma impulsiva?
Enfim, independente de Maquiavel estar certo ou não ou de concordarmos ou não com ele, é fato que muitos profissionais e empresas utilizam de truques mentais para alcançarem seus objetivos. E já que isso existe e que muitas vezes é usado “contra” nós, por que não aprendermos? Sim, aprendermos e usarmos a nosso favor dentro de nossos princípios éticos e morais.
Leia também: Como aumentar a inteligência e triunfar
Luiz Felipe Araujo
Luiz Felipe Araujo, autor de Hacks Mentais, compilou 70 deles para a produtividade, hábitos e relacionamentos. Abaixo, baseado no livro do autor, vamos destacar 10 escolhidos pela redação. Para conhecer os outros, clique nesse link da Amazon e faça sua aquisição.
10 gatilhos mentais para te ajudar a conseguir o que quer
1.Balance a cabeça de acordo com a resposta que quer obter
A princípio, parece bobo isso, não? Pois é, mas funciona. Quando quiser obter uma resposta positiva de alguém, procure fazer a pergunta balançando a cabeça para cima e para baixo. No entanto, se quiser uma resposta negativa, movimente a cabeça da direita para a esquerda como se estivesse fazendo não.
2.Dirija-se às pessoas pelo nome delas
Além de ser uma gentileza, sempre que nos dirigimos à alguém pelo nome, conquistamos simpatia. E, por meio dessa simpatia conquistada, podemos conseguir muito mais. Por exemplo, favores, ajuda ou oportunidades sociais e profissionais.
Ah, e se o nome da pessoa não estiver visível? Pergunte! Será mais gentil ainda.
3.Extraia mais informações com o silêncio entre olhares
Sabe quando a gente quer extrair mais informações sobre algo ou alguém e não sabe como? Então, use o silêncio do olhar. Por exemplo, imagine que você queira saber sobre o perfil de um cliente e está falando com a secretária dele. Ela já é treinada para não falar nada. Como você faz isso? Faça a pergunta. E, se vier uma resposta simplória ou incompleta, permaneça olhando nos olhos dela. Esse momento de olho no olho somado ao silêncio depois da pergunta feita e a resposta dada, causa desconforto. E, para se livrar desse desconforto, geralmente as pessoas dão mais informações.
4.Fale de acordo com o efeito que quer causar
A princípio, o que mais marca as pessoas é a maneira como falamos e não o que falamos propriamente dito. Portanto, lembre-se que o tom é mais importante que as palavras. Se um profissional, por exemplo, quer pedir um aumento, não adianta carregar as palavras com tom de revolta e indignação pelos 20 anos de trabalho prestado. É mais efetivo se focar no tom e nos motivos pelo qual merece que na raiva pela falta de reconhecimento.
5.Aproxime-se o máximo que der para evitar confrontos
Sabe quando você passa noites em claro em um projeto ou em uma ideia e sabe que quando for apresentar àquela pessoa vai se pronunciar contra? Então, sente bem ao lado dela. É mais difícil e incômodo criar conflitos com quem está próximo da gente. Isso vale para qualquer tipo de situação, principalmente as que acontecem em salas de reunião.
6.Exercite seu estado psicológico
Em princípio, o estado psicológico é o que manda na hora de conseguir um cliente, uma vaga de trabalho ou uma oportunidade única qualquer. Afinal, quando nos encontramos nessa situação, a ansiedade toma conta da gente e muitas vezes colocamos tudo a perder. A dica, nesse caso, é: haja como se a pessoa com quem vai falar fosse um(a) velho(a) amigo(a). Crie uma situação positiva em sua mente. Imagine-se apertando as mãos, conversando e dando risada. Esse hack vai te ajudar a ir mais confortável para o encontro.
7.Risque um calendário para ativar seus gatilhos mentais
Você sabia que pessoas que usam calendários são mais produtivas? Segundo um artigo do El País, alguns CEOs usam até apps de calendário para manter a eficiência e produtividade. Jesus Encimar, fundador do Idealista, por exemplo, usa o Week Calendar.
Isso até pode ser uma ação simples, mas te ajuda a não perder o foco e a alcançar seu objetivo.
8.Passe segurança
Esqueça frases como “eu acredito” ou “eu acho”. De achar morreu um burro. É isso mesmo, ou você sabe e eu compro de você um serviço, um produto ou uma ideia, ou vou comprar de quem sabe.
Pessoas inseguras não convencem! Pessoas insegura alcançam menos objetivos. Pessoas inseguras são naturalmente menos bem-sucedidas.
9.Finja até que atinja
Se você quer atingir um objetivo, faça sua mente alcançar esse objetivo antes mesmo de ter conseguido de verdade. Portanto, exercite sua mente para estar nessa posição. Imagine-se vencedor.
Muhammad Ali, boxeador profissional, disse uma vez “Para ser um campeão, você precisa acreditar que você é o melhor. Se você não for, você precisa fingir que é”.
O artigo “Como ter uma mentalidade para o sucesso” também pode te ajudar com isso. Não deixe de ler.
10.Manipule para o sim
Sempre que quiser que alguém aceite algo, ofereça uma única alternativa disfarçada de duas opções. Por exemplo, você quer que o seu chefe aceite sua ideia de tirar férias em julho. No lugar de dizer “Pensei em tirar as minhas férias em julho”, diga “Você prefere que eu saia de férias na primeira quinzena de julho ou na segunda quinzena de julho”?
Agora que finalizamos os 10 hacks mentais para que você atinja seus objetivos e tenha sucesso, além dos outros artigos sugeridos ao longo do texto, não perca “As 16 leis do sucesso”.
Deixe um comentário