Atitude vencedora? Como assim? Sabe quando nossas habilidades dizem “vou vencer”, mas nossas atitudes dizem “vou perder”? Sim, é isso, nossas vitórias e conquistas têm muita mais a ver com nossas atitudes que com nossas habilidades.
Em princípio, de nada adianta talento se você tem atitudes que te levam barranco abaixo. Afinal, a atitude é um sentimento interior expresso pelo comportamento. Muitas vezes, nem precisa de palavras para perceber, basta observar.
Segundo John C. Maxwell, um dos maiores escritores sobre liderança do mundo, o sucesso está na atitude. Ele diz “Você sente que todos o tratam bem? Se sua atitude em relação ao mundo é excelente, você receberá excelentes resultados. Se você se sente mais ou menos em relação ao mundo, sua resposta para ele será mediana. Sinta-se mal pelo mundo e parecerá que você só recebe da vida respostas negativas”.
Para algumas pessoas, a atitude apresenta dificuldade em cada oportunidade: mas, para outros, apresenta uma oportunidade em cada dificuldade. Em qual grupo você está?
4 dicas para ter uma atitude vencedora
1.Olhe-se no espelho
Antes de qualquer coisa, os guaxinins, os postes, as latas de sardinha, a Chapeuzinho Vermelho não estão contra você. Esse negócio de achar que é o mundo contra você, na verdade, pode ser você contra o mundo. Muitas vezes o problema está na gente e não nas coisas, pessoas ou lugares.
Há uma história que conta sobre um casal de avós que visitava os netos. Todas as tardes o avô deitava para tirar um cochilo. Então, em uma dessas tardes, as crianças resolveram fazer uma brincadeira: colocar queijo no bigode dele. Em seguida, o avô acordou e falou: “Por que este quarto está fedendo”? Depois disso, levantou e foi para a cozinha. Não ficou muito tempo lá porque achou que a cozinha estava fedendo também. Então, resolveu ir para fora para tomar ar fresco. Para sua surpresa, o ar puro não trouxe nenhum alívio. Exclamou: “O mundo inteiro está fedendo”!
Se você acha que o mundo inteiro está fedendo, tente descobrir o porquê. Muitas vezes a resposta está na gente mesmo, e quando a gente identifica pode mudar isso de forma positiva.
Leia também: Automotivação, como realizar com sucesso.
2.Exercite seu relacionamento interpessoal
Quer ter uma atitude vencedora? Entenda a regra de ouro: faça aos outros aquilo que quer que façam para você.
Embora pessoas sejam difíceis, não existe uma maneira de passar sem elas. Portanto, construa bons relacionamentos.
Segundo os Instituto de Pesquisa de Stanford, o dinheiro ganho em qualquer atividade é 12,5% por seu conhecimento e 87,5% por sua habilidade de relacionamento interpessoal.
O artigo “Como fazer amigos e influenciar pessoas” pode te ajudar nesse exercício.
3.Use o QA e depois o QI
Com certeza, a nossa aptidão é muito importante para termos sucesso na vida. Porém, sucesso ou fracasso são resultados de atitude mental, mais que de capacidade mental.
Uma vez, o reitor da Universidade de Yale deu ao ex reitor da Universidade de Ohio um conselho: “Seja gentil com os seus alunos A e B. Algum dia um deles voltará ao campus como um excelente professor. E seja gentil com os seus alunos C porque um deles voltará e construirá um laboratório de ciências de dois milhões de dólares”.
Então, coloque em prática a teoria. Aja!
4.Mude sua ótica e o mundo mudará
Existe uma história de dois vendedores de sapatos que foram enviados a Índia pra explorar o mercado de calçados. Quando o primeiro vendedor chegou lá, percebeu que ninguém usava sapatos. Então, sem perder tempo, enviou uma mensagem ao seu chefe dizendo “Cancele a produção de sapatos, aqui ninguém usa sapatos”. O segundo vendedor, assim que percebeu que ninguém usava sapatos, enviou ao chefe a seguinte mensagem: “Chefe, aqui ninguém usa sapatos, triplique a produção”.
O mundo será o resultado de seus olhos. Então, cuidado com o que vê. O artigo “Como ter uma mentalidade para o sucesso” pode te ajudar com essa tarefa. Não deixe de ler.
Esse artigo foi inspirado no livro “A Atitude Vencedora”, de John C. Maxwell. Editora Thomas Nelson Brasil.
Leia também: Como aumentar a inteligência e triunfar
Deixe um comentário