Por Kelly Gomes – Sim! A network te leva a todas as possibilidades possíveis e inimagináveis. Ela é uma rede de oportunidades.
Uma vez, fui visitar uma amiga que tinha acabado de mudar para um espaço comercial na Faria Lima. Para quem não conhece, a Faria Lima é uma região nobre de São Paulo. Em suma, um lugar bem caro para se ter um espaço comercial. Então, claro, fiquei feliz e impressionada por ela estar conseguindo pagar meio andar em um edifício bem localizado, com aluguel relativamente alto para os padrões de pequenos empresários brasileiros. Isso significava que o trabalho dela ia muito bem, obrigada!
Mas, mesmo achando que tudo ia muito bem, não aguentei e perguntei:
-Quanto você está pagando por esse espaço?
-Nada!
A princípio, a resposta me chocou um pouco e não me contive. Então, perguntei:
-Como assim, nada? Nada, nada?
-Pago o condomínio. Na verdade, esse espaço é de um conhecido meu. Ele tem muitos imóveis comerciais e está com dificuldade de alugar. Ele sabe que minha empresa está crescendo e decidiu me ajudar. Na verdade, me ajudar e ajudar a si próprio. Então, ele me ofereceu o espaço por dois anos sem aluguel, eu assumindo o condomínio.
Inicialmente, fiquei espantada. Mas o que mais me espantou foi o que ela disse em seguida:
-Eu não tenho dinheiro e muitas vezes nem sei que caminho tomar, mas conheço quem tem e quem sabe. Então, estou sempre com meio caminho andado.
Essa foi a maior lição do poder da network que eu podia ter tido na vida. Naquele momento eu entendi o que poderia fazer a diferença na minha carreira, empresa ou em qualquer aspecto na minha vida.
Leia também: Profissional de sucesso: 5 lições do filme “O diabo veste Prada”
O que é network
Antes de qualquer coisa, vamos entender o termo. Network é a junção de net que significa rede, em inglês; e, work que significa trabalho, em inglês. Em suma, de forma tosca, rede de trabalho. A finalidade dessa rede é criar relacionamentos que ofereçam oportunidades e colaborem para o crescimento mútuo.
Porém, embora a network esteja muito relacionada ao profissional, ele pode se estender para outras áreas da vida. Por exemplo, imagine que você precise de um médico para um problema muito raro e na sua rede de contatos você tenha alguém que pode te ajudar. Então, é isso.
Network tem muito a ver com desenvolver contatos que posam te ajudar a conquistar o que deseja e vice-versa. É uma colaboração pontual que faz bem para todo mundo.
Leia também: Como fazer amigos e influenciar pessoas
Como fazer network de forma eficaz
Antes de qualquer coisa, ative os contatos já existentes. Sim, as pessoas que já te conhecem são o melhor ponto de partida. Elas só precisam lembrar que você existe. Portanto, ligue, envie e-mail, mande mensagem, marque um café. Em seguida, aproveite esses momentos de conexão para contar para todo mundo quais são seus objetivos e planos. As pessoas só conseguem te associar a uma solução e uma solução a você quando elas sabem o que você está buscando e o que você pode oferecer.
E, por fim, desenvolva novos contatos. Sim, expandir sempre!
3 ferramentas online indispensáveis para desenvolver contatos
Em princípio, o LinkedIn é uma das ferramentas mais importantes para o desenvolvimento de network profissional. Afinal, são mais de 500 milhões de usuários em mais de 200 países. Seu foco está nas conexões de negócios e contatos profissionais, permitindo que empresas se apresentem por meio de páginas corporativas e usuários encontrem trabalho ou sejam encontrados por meio de perfis profissionais.
O LinkedIn existe na versão gratuita e paga. Mas, mesmo na versão gratuita é bem completo para desenvolver relações profissionais. Crie uma conta e crie muitas conexões profissionais.
Meetup
Inspirada nos encontros informais que acontecem no Vale do Silício, em que as pessoas conversam em pé, circulando e facilitando a network, Meetup é uma plataforma para promover encontros sobre interesses em comum. Portanto, para fazer bom uso dessa ferramenta, basta se cadastrar e escolher os grupos para participar de acordo com seu objetivo. Por exemplo, se sua intenção é encontrar pessoas para trocar informações sobre empreendedorismo, cadastre-se em grupos relacionados a esse tópico. Se quiser aprender idiomas, participe de grupos que se encontram para treinar línguas.
Em suma, você vai se surpreender com a diversidade dos temas de grupos e como ela pode ser útil na hora de desenvolver uma network. Aproveite para ler, também, essa matéria da Exame. Ela explica bem o poder de um meetup.
Camcard
O Camcard é um aplicativo que facilita você levar todos os cartões de visita de seus contatos profissionais no seu smartphone. Mas, sabe o que é mais legal? Ele tem um recurso de radar que localiza contatos que também usam o aplicativo, facilitando o convite para a troca de cartões. Por exemplo, imagine que você esteja em um evento corporativo e gostaria de trocar cartões. Você só tem 100 deles, mas há mais de 500 profissionais. O que você faz? Basta clicar na opção “Card radar” que o aplicativo localiza todos os profissionais que estão próximo a você e usam o aplicativo. Aí, é só pedir para que eles liguem o “card radar” e fazer a troca sem perder contatos por ter cartões insuficientes para distribuir.
Além desse recurso, o aplicativo traz muitos outros que vale a pena conferir, como a troca de informações via QR code, por exemplo.
Leia também: Automotivação, como realizar com sucesso
Deixe um comentário