Profissional do futuro, você está preparado para ser um? A tecnologia vem trazendo mudanças rápidas e significativas no mercado de trabalho. Dezenas de empresas nascem a cada dia e outras tantas morrem por não acompanhar a velocidade das mudanças.

Os profissionais, diante disso, precisam buscar atualização constantemente. O conhecimento adquirido hoje pode não valer nada no dia de amanhã. A velocidade da informação é surpreendente.

Overview do profissional do futuro

Antes de qualquer coisa, a visão global do profissional do futuro precisa estar profundamente desenvolvida. Em um mundo cada vez mais globalizado, precisamos estar antenados nas novidades que surgem diariamente em nosso segmento.

Não ler notícias todo dia bem como não saber dos últimos lançamentos tecnológicos pode ser crucial para que estejamos ultrapassados em nossa área. Dessa forma, volto a perguntar, como está a sua visão global? Como está o seu aperfeiçoamento para se tornar um profissional do futuro?

Quem é o Profissional do futuro

O profissional do futuro é aquele que tem sede por conhecimento e que não possui medo das mudanças

O profissional do futuro é aquele que tem sede por conhecimento. É aquele profissional que não possui medo das mudanças. É, portanto, um profissional com uma flexibilidade cognitiva bastante desenvolvida.

E a flexibilidade cognitiva diz respeito à capacidade que o profissional possui no modo de pensar e de agir. Precisamos estar atentos e imaginar os diversos caminhos possíveis para solucionar os problemas que surgem diariamente em nosso cotidiano.

O profissional do futuro na verdade é muito mais que flexível. Ele possui diversas habilidades que potencializam o seu trabalho.

Quais são as habilidades do profissional do futuro?

De acordo com a ONU (Organização das Nações Unidas) para se tornar um profissional do futuro é necessário desenvolver 10 habilidades. E para isso as instituições de ensino possuem papel fundamental nesse processo.

Vamos então, conhecer um pouco mais profundamente cada uma dessas habilidades apontadas pela ONU para se tornar um verdadeiro profissional do futuro.

Flexibilidade cognitiva

Como já dissemos, a flexibilidade cognitiva está relacionada a capacidade de ampliar a maneira de pensar. Quanto mais flexíveis nos tornamos, mais conseguimos enxergar novos padrões criando associações únicas entre ideias.

Esse é um tipo de habilidade que as empresas, tanto da atualidade quanto do futuro esperam dos seus colaboradores. Portanto, é uma das habilidades indispensáveis para quem quer se manter no mercado e brilhar nele.

Capacidade de Negociar

A capacidade de negociar é uma habilidade profissional que deverá ser amplamente desenvolvida pelos profissionais. Independente se o cargo que ocupamos for técnico, é fundamental saber negociar com nossos colegas e até mesmo com clientes.

O negociador tem a capacidade do convencimento, sabe lidar com um feedback e também sabe mudar e se transformar. Essa é uma importante habilidade que precisa ser desenvolvida. O artigo “Como negociar: 5 dicas de quem tratou da paz entre a Rússia e a Chechênia”, pode te dar excelentes insights.

Leia também: Negociação: como planejar para ter sucesso.

Orientação para servir

Uma das habilidades fundamentais do profissional do futuro é ajudar o seu próximo.

Uma das habilidades fundamentais do profissional do futuro é ajudar o seu próximo. Desse modo, profissionais egoístas que não estão dispostos a compartilhar o conhecimento estarão com seus dias contados no mercado.

O novo profissional deverá saber orientar, e muito mais do que isso, deverá saber estudar bem o seu público adaptando produtos e serviços que serão oferecidos para ele. Resumidamente, o profissional deverá ser mais humano.

Ter capacidade de interpretar e tomar decisões

Saber interpretar os dados que são colhidos cada vez em maior quantidade pelas empresas é outra habilidade que precisará ser desenvolvida. Até porque, compreendendo os dados de forma correta, o profissional ficará mais seguro na hora de tomar decisões.

Sendo assim, o colaborador será muito mais do que um simples operador. Ele terá, portanto, a capacidade de um analista, sabendo exatamente o que cada dado quer dizer, e como poderá usá-lo em benefício da organização.

Inteligência emocional, habilidade indispensável para o profissional do futuro

A inteligência emocional consiste em trabalhar melhor os sentimentos. Em conseguir dominar melhor alguns ímpetos impulsivos, principalmente quando somos contrariados em nossas ideias ou decisões.

O profissional do futuro precisará, portanto, saber lidar com as diferenças culturais. Buscando assim uma maior e melhor socialização na empresa que trabalha, e com isso destacar-se em um mercado cada vez mais exigente.

Habilidades interpessoais desenvolvidas

Profissionais com fortes habilidades interpessoais estão ganhando cada vez mais espaço dentro das empresas. As organizações estão, portanto, dando prioridade para profissionais que saibam manter um bom relacionamento com seus colegas de trabalho. Por exemplo, que saibam lidar com provocações, adversidades e os mais diversos temperamentos encontrados cotidianamente no ambiente corporativo.

Habilidades interpessoais e a capacidade de gerir pessoas são fundamentais para ser um profissional do futuro.

Capacidade para gerir pessoas

Esse é um conjunto de habilidades e métodos para administrar os comportamentos internos e potencializar o capital humano nas organizações. Segundo Idalberto Chiavenato – um dos estudiosos da administração e recursos humanos mais influentes de sua geração, fazer a gestão de pessoas dentro de uma empresa significa tratar seus funcionários como parceiros do negócio e não como simples empregados contratados.  O artigo “Gestão de pessoas nas organizações” pode tanto ajudar a entender como implementar quanto como desenvolver um perfil capaz de gerenciar pessoas. Afinal, ter um perfil com essa capacidade é fundamental para ser um profissional do futuro.

Criatividade

A princípio, um outro aspecto que o profissional do futuro precisa apresentar é a criatividade. Um profissional criativo é capaz de se sobressair nas mais diversas e variadas situações, criando caminhos alternativos.

Profissionais criativos conseguem, portanto, enxergar oportunidade diante de um problema. E essa virtude está sendo cada vez mais priorizada pelas empresas da atualidade.

Criatividade é uma característica importante do profissional do futuro

Pensamento crítico, uma habilidade necessária para o Profissional do Futuro

Profissionais com pensamento crítico serão cada vez mais requisitados pelas empresas no futuro. Afinal, o pensamento crítico envolve raciocínio e lógica. E essas são duas virtudes essenciais para o planejamento estratégico.

Dessa forma, um profissional capaz de solucionar um problema de maneira lógica, questionando os prós e contras e encontrando o caminho mais racional estará um passo na frente dos demais profissionais.

Capacidade para resolver problemas complexos

E, para finalizar a lista das habilidades, a capacidade do profissional resolver problemas complexos se destaca. Isso está bastante relacionado com a calma e a paciência diante das situações. Afinal, um profissional que se altera ou é impaciente diante de problemas toma decisões precipitadas.

Sendo assim, para se manter em um ambiente corporativo cada vez mais competitivo é fundamental que desenvolvamos essas novas habilidades. Hoje, o profissional do futuro precisa ter muito mais que conhecimento técnico, precisa também ter conhecimento emocional desenvolvido.

Leia também: Como aumentar a inteligência e triunfar