A princípio, com 12 reais na mão, ele fez uma venda que seria o começo de uma grande história. Em seguida, David Portes, conhecido por David Camelô viu oportunidades onde muitas pessoas não enxergam. Conheça sua história e táticas.
Sem nenhuma perspectiva de vida, David Portes encontrava-se como morador de rua no Rio de Janeiro, RJ, após perder um emprego como motorista e sua moradia. Foi quando, com R$12 na mão (na época, a moeda eram os cruzados) e a necessidade de comprar um remédio para a esposa, ele decidiu arriscar. Sabe o que ele fez? Investiu tudo em balas e correu atrás de vendê-las.
Nesta primeira empreitada, ele lucrou 100% do investimento. Portanto, com o equivalente a R$24, ele comprou o remédio e sobrou dinheiro. Ex-cortador de cana, vindo de Campos de Goytacazes, RJ, ele enxergou ali uma oportunidade de ser um vendedor de sucesso que muitos não veem.
Em princípio, de venda em venda, David conseguiu montar seu negócio. Tendo altos e baixo, passou a vender produtos em sua própria banca de doces. Segundo entrevista dada ao portal Administradores, em março de 2015, David Portes afirma que uma de suas estratégias de vendas para destacar-se no meio da multidão de concorrentes foi apostar na capacidade de escutar as pessoas. “(…) Na minha opinião, pra qualquer negócio dar certo é preciso ouvidos. Não importa a sua opinião ou o que você precisa, e sim o que o cliente anseia”, afirmou Portes nesta entrevista.
Criatividade e Entusiamo
David Camelô, como é chamado por muitos, mostrou criatividade e entusiasmo com o negócio criando “departamentos” (separações) dentro de suas bancas chamadas “Térreo” e “Mezanino EngorDiet”, por exemplo. Estas iniciativas engraçadas para aumentar vendas chamaram a atenção e caíram no gosto popular.
De antemão, o negócio de Portes deu tão certo e cresceu tanto que David faturava estimados 70 milhões só com palestras (dados divulgados em matéria da Exame, 2015).
Joe Girard, o único vendedor listado no Guiness Book, também usou da criatividade e entusiamo para ter sucesso. Leia “Joe Girard: segredos para vender do maior vendedor do mundo” e conheça a história em detalhes.
As principais técnicas de vendas de David Portes
A história de Portes traz muitas inspirações para aqueles que desejam obter sucesso em vendas. Aprenda com ele:
- “A vida é dura pra quem é mole”: este é o lema de David Camelô, descrito em seu site. Antes de tudo, sua lição de vida principal é mostrar como a persistência e o foco levam ao sucesso. No mundo comercial de modo geral não é diferente. Por exemplo, apurar as técnicas de vendas, atualizar-se, esforçar-se para sempre ter um melhor relacionamento com o público etc. são atitudes que devem sempre permear a vida do vendedor, esteja ele em qualquer situação;
- Em seu livro “Uma lição de Vida e Marketing”, Portes fala da importância de um ótimo atendimento. Para ele, o vendedor deve buscar se destacar surpreendendo o cliente. Do mesmo modo, sua história mostra que ele fez isso muito bem e com bom-humor. Além disso, ele dá a dica sobre dar brindes e agradar o cliente para aumentar as vendas;
- Ter coerência também é importante no mundo das vendas. Por exemplo, Portes fala em seu livro que um vendedor não deve empurrar produtos nos clientes apenas para vender mais. Dentro do conceito dele, vale mais o bom atendimento que a venda gerada através de um discurso incoerente;
- Autoconfiança: diz ele no livro “Segredo do Sucesso”: “você acreditaria na possibilidade de um simples camelô fazer sucesso e se tornar milionário? Eu acreditei.” Em suma, este é o espírito que norteou a vida de David.
Em seu canal do You Tube há muitos vídeos com suas dicas e trajetória.
Até agora você aprendeu como ser um vendedor de sucesso. Portanto, veja também o que pode te impedir de ser um em “20 erros que te impedem de ser um vendedor de sucesso”.
Leia também:
“Como ser um bom vendedor: dicas importantes” e “Como vender mais em tempos de crise”.
Deixe um comentário