Antes de mais nada, Mary Kay, a incrível empreendedora, é uma forte figura no mundo das vendas. Portanto, veja mais sobre este exemplo para quem deseja vender muito.
De um rascunho, Mary Kathlyn Wagner, conhecida como Mary Kay Ash, criou um império, por exemplo, seu negócio rompeu barreiras e entrou na vida de milhares de mulheres no mundo todo. Mas, antes disso, ela trabalhou muito nas vendas de produtos, adquirindo muitas referências para sua visão de negócios.
Mary Kay tornou-se vendedora em 1939, na Stanley Home Products, comércio de itens domésticos. Logo depois, teve tanto sucesso em vendas que foi contratada à distância por outra empresa, em 1952, para representá-la no Texas.
Competente em seu trabalho e uma das poucas mulheres a se envolver com vendas de produtos na época (década de 50), posteriormente, Mary Kay deixou sua carreira como vendedora em uma empresa por passar pela situação de ver um homem, treinado por ela, ser promovido em seu lugar.
Em princípio, sua experiência como vendedora serviu para construir sua apurada capacidade para os negócios. Do mesmo modo que a experiência em vendas de Chris Gardner, o falido que se tornou milionário o ajudou.
A empresa Mary Kay e suas inspirações
Após o episódio, ela sentou e resolveu escrever um livro para ajudar mulheres a conquistar seus objetivos profissionais. Em seguida, Mary Kay começou escrevendo o que ela achava que tinha acertado no mundo das vendas e aquilo que deveria ter sido feito melhor. Destes rascunhos, ela verificou que havia construído um plano de negócio cheio de referências sobre o que é ser um bom vendedor e como vender muito.
Com 45 anos, Mary Kay iniciou seu próprio negócio chamado Mary Kay, começando com um tímido investimento, cerda de US$5 mil. Nesse ínterim, comprou fórmulas para fabricar loções e, com seu filho, Richard Rogers, abriu uma pequena loja em Dallas, Texas, recrutando nove vendedores.
A empresa deu lucro logo em seu primeiro ano e ela vendeu cerca de US$ 1 milhão em produtos até o final de seu segundo ano, impulsionada pela sua inovadora visão em vendas, com técnicas de vendas precisas, planejamento de vendas, além de fidelidade à filosofia da empresa.
Regra de ouro
Inicialmente, Mary Kay esforçou-se em fazer um negócio diferente, através de programas de incentivo para vender muito e tirar a ideia de territórios de vendas entre seus representantes. Ela acreditava (e este é o lema de sua empresa) na regra de ouro: “tratar os outros como você gostaria de ser tratado”. Pessoa muito ligada aos valores familiares, sua outra diretriz é: Deus em primeiro lugar, a família em segundo e a carreira em terceiro.
Antes de tudo, o intuito de Ash era beneficiar a todos os vendedores tratando-os como parceiros. Por isso, avisou a todos os consultores que poderiam comprar os cosméticos a preço de atacado. Além disso ganhariam comissões a cada novo consultor que recrutassem e trouxessem para a base.
Hoje, são mais de 1,6 milhões de vendedores que trabalham para Mary Kay Inc. em todo o mundo.
As preciosas dicas de Mary Kay Ash para vender muito
Mary Kay sempre desenvolveu um trabalho muito baseado em afinadas competências interpessoais, fundamentais para um vendedor de sucesso.
Veja seus conselhos:
“Imagine que cada pessoa que você encontra tem um sinal ao redor do pescoço dizendo: faça-me sentir importante. Você não apenas terá sucesso em vendas, mas terá sucesso na vida”.
“Não importa o quão ocupado você esteja. Você deve dedicar tempo para fazer com que a outra pessoa sinta-se importante”.
“É muito melhor ficar exausto com o sucesso do que cansado com as falhas”.
“Dê-se algo que o faça trabalhar sempre seguindo em frente – constantemente”.
“Não se limite. Muitas pessoas limitam-se ao que elas pensam que podem fazer. Você pode ir tão longe o quanto possa imaginar. O que você acredita, lembre-se de que você pode alcançar”.
E para aperfeiçoar seu modo de vender e de empreender “Quer sucesso em vendas: 10 filmes para inspirar” e “Mr. Selfridge: lições de empreendedorismo de um gênio nos negócios podem ajudar muito. Não deixe de ler.
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