Segundo Heródoto Barbeiro, no livro “Falar para liderar”, no qual esse artigo foi baseado, não é possível liderar um grupo ou uma ação sem saber falar em público. Mas, existe fórmula mágica para falar bem para liderar? Essa é uma dúvida presente na cabeça de muitos executivos e empreendedores. A resposta é, não existe fórmula mágica, entretanto há técnicas para desenvolver a comunicação e liderar de forma eficiente.
Acompanhe 10 dicas retiradas do livro de Heródoto Barbeiro que indicam que saber falar é um caminho para liderar rumo ao sucesso.
Dicas de Heródoto Barbeiro para falar bem para liderar
1. Faça um planejamento do discurso
Antes de tudo, para que o discurso atinja o objetivo é preciso planejar. Mas como planejar um discurso, saber se o texto atende todos os objetivos? Há algumas perguntas que ao serem feitas, no momento em que se constrói uma apresentação, auxiliam o orador atingir os objetivos propostos.
Perguntas-chave para criar uma apresentação
- Para quem vou falar?
- Qual é o assunto a ser desenvolvido?
- Tenho conhecimento para o tempo de exposição exigido?
- Sou capaz de responder às perguntas sobre o tema?
- Onde vou falar?
- Qual horário do meu discurso?
- Qual a ordem? Há mais de um orador?
- Que tipos de recursos estão disponíveis para apresentação?
- Quantas pessoas estarão presentes?
- Estou calmo e seguro para enfrentar esta situação?
Além disso, as ideias e temas apresentados necessitam ter começo, meio e fim. Procure também amarrar as ideias próximas ao tema central, delimite os objetivos, pois fica mais fácil de cumprir o prometido e alcançar os objetivos da palestra.
2. Construa uma narrativa
Em princípio, quem quer liderar deve construir uma narrativa, afinal, ela é o ponto principal da comunicação. A narrativa atribui aspectos à fala do líder e pode acarretar reações emocionais em quem ouve.
Segundo Daniel Goleman, um dos maiores coachs de inteligência emocional do mundo, os grandes líderes falam mais que os outros e são mais ouvidos. Mas, falar mais não significa fazer uma apresentação longa e chata, significa apresentar um assunto com uma narrativa bem construída e de forma sintética.
Portanto, lembre-se: para liderar com eficiência é preciso entrar em sintonia com os liderados por meio de uma boa comunicação. A construção de uma narrativa ajuda muito essa sintonia acontecer e também ajuda o líder a alcançar a mente e o coração da sua audiência. Em suma, o discurso é uma das características do líder e a construção de uma narrativa faz parte de um bom discurso.
3. Passe credibilidade
Transmissão de credibilidade é tudo em um discurso de líder. Todos que desejam falar bem para liderar devem ter discursos seguros e críveis.
Para que isso aconteça, é importante preparar as falas, ter um norte em seu discurso, adotar e defender um ponto de vista e fugir da dissonância. Por exemplo, Jesus, Sócrates, Maomé, Moisés, Buda não deixaram nada escrito, no entanto, seus seguidores admiravam seus discursos. Todos acreditavam fortemente no que diziam, mesmo que fossem criticados, contestados e até mesmo perseguidos.
O artigo “como ser um bom vendedor: dicas importantes” tem uma das dicas falando exatamente sobre discursos para passar credibilidade e envolver o público. Vale a pena dar uma olhada.
Cuidado também com falar uma coisa e no seu dia a dia fazer outra. Como dizia Gandhi “Comece em você a transformação que quer ver no mundo”.
4. Abuse da linguagem corporal
Segundo Albert Mehrabian, numa relação interpessoal, o poder da palavra é de 7%, 38% prestam atenção no tom de voz e 55% nos gestos, expressão corporal.
A linguagem corporal também é uma forma de falar e persuadir sua audiência. É uma mensagem silenciosa que é expressa por meio das expressões faciais, gestos e roupas.
5. Tenha paixão em seu discurso
Independente de ser um assunto sério ou divertido, polêmico ou leve, educativo ou fútil, dá para fazer um discurso sem estar apaixonado pelo tema? Não, não dá.
Segundo Heródoto Barbeiro, é a sua paixão e convicção sobre o tema que leva os outros a se apaixonarem pelo o que está falando.
E agora que sabe que paixão é um dos ingredientes de sucesso de um orador, aproveite o artigo “Falar bem: quais qualidades desenvolver para dominar “seu palco” para prender ainda mais seu público.
6. Fale na medida certa
Antes de mais nada, saiba que a capacidade média de concentração de uma pessoa é de 30 segundos. Ninguém precisa fazer uma apresentação neste tempo, entretanto é importante ter isso em mente para que os tópicos ao longo do discurso não fiquem sem ser ouvidos.
Dicas para falar na medida certa
- Não se alongue demais nas explicações, pois é um convite ao desinteresse das pessoas;
- Não fale correndo demais, demonstrando ansiedade para que o tempo acabe logo, ou então, a audiência perceberá insegurança e ficará apreensiva com o tema exposto, bem como, pode gerar falta de credibilidade na apresentação;
- Prepare um discurso para o tempo que tiver de apresentação. Querer resumir um discurso na hora por falta de tempo pode ser um “tiro n´água”.
7. Seja informal
Antes de tudo, saiba: formalidade demais é entediante. Então, ao preparar um discurso ou palestra leia em voz alta para perceber se não está formal demais, de difícil leitura e compreensão para todos no momento da apresentação.
A princípio, procure adequar o modo de falar. Por exemplo, deixe senhor e senhora de lado, o tratamento cerimonioso cria uma distância entre quem fala e quem ouve. Procure usar nosso ou nossa, quando a gente se envolve cria uma cumplicidade.
8. Nunca se afaste do tema central
Já ouviu a frase “Falou, falou e não disse nada”? Então, ao iniciar seu discurso procure delinear seus objetivos e não se afaste muito da essência da sua narrativa. Deixe as explicações secundárias de lado ou você se perderá e deixará todo mundo perdido. Para liderar é necessário um discurso claro e direto. Portanto, não se perca nas curvas!
9. Demonstre entusiamo sobre o assunto
Tente imaginar um morto-vivo. Agora tente imaginar um morto-vivo tentando prender a atenção ou convencer alguém de alguma coisa. Difícil de imaginar, não é? E, sabe o porquê? Porque ninguém conquista uma plateia sem falar com entusiasmo sobre o assunto exposto.
Aí, vem a pergunta: e se eu não gostar do tema? Das duas uma, ou desiste do discurso ou palestra ou busque algum ponto que sirva de motivação para falar sobre o assunto. Mas, nunca encare o público sem estar entusiasmado e motivado o suficiente para falar sobre o tema ou correrá o risco de encarar bocejos, gente mexendo no celular, conversando em paralelo e outros comportamentos inconvenientes.
10. Seja terno nas palavras
Ocasionalmente, se precisar utilizar palavras mais duras, lembre-se de Che Guevara “Pero sin perder la ternura jamás”.
Desta maneira, quem discursa é entendido pela plateia e não cria um sentimento de antagonismo ou prepotência ou corre o risco de ser mal interpretado.
Esse artigo foi baseado no livro “Falar para liderar” de Heródoto Barbeiro, editora Saraiva. Ele trouxe 10 dicas selecionadas pela redação, mas tem muito mais. Para conhecer as outras, adquira o livro nesse link.
Deixe um comentário