Antes de tudo, conheça a inspiradora história de Chris Gardner. Afinal, ele superou difíceis circunstâncias para se tornar um empreendedor de sucesso. E, de tão incrível, sua trajetória virou filme!
Nascia, em 1954, Christopher Gardner, em Wisconsin, EUA. Ele não teve uma infância feliz, pois seu padrasto era um homem violento que agredia sua mãe, ele e os irmãos. Por causa dessa violência, sua mãe tentou assassinar o padrasto colocando fogo na casa. Então, aos 8 anos, ele foi morar em um orfanato.
Chris Gardner e os scanners portáteis
A princípio, já adulto e casado, Gardner viu-se desempregado e endividado. Ele havia investido em scanners portáteis de ossos e imaginou vendê-los em consultórios e hospitais. Porém, ele não conseguiu enxergar como vender os produtos. Logo, sua esposa precisa trabalhar em dois turnos por conta deste erro.
Depois de insistir muito, ele consegue um estágio não-remunerado em uma corretora da Bolsa de Valores, em princípio, uma situação que foi alvo de críticas de sua esposa. Logo em seguida, o contato que lhe oferecera o treinamento sai da empresa e as portas fecham-se para Gardner. Mas, no lugar dessa situação deixá-lo mal contribuiu para que ele começasse a sonhar em ser um empreendedor de sucesso no ramo da corretagem.
Com dívidas de multas e sem nenhuma perspectiva, ele é deixado pela esposa. Sendo assim, Chris Gardner fica com o filho de dois anos sem ter onde morar. Então, ele passa, a viver em abrigos de sem-teto e a inscrever-se em programas de trainees, vagas geralmente ocupadas por recém-formados bem preparados e muito instruídos.
Após uma série de contatos, quase que forçados, muita insistência e trabalho duro, ele consegue mostrar seu valor perante aos executivos da uma famosa corretora e dar uma guinada em sua história.
Chris Gardner: à procura da felicidade
Antes de tudo, toda esta história está contada no filme “À Procura da Felicidade”, de 2006. Você pode saber mais sobre esse e outros filmes de empreendedores e vendedores de sucesso em “Quer sucesso em vendas? 10 filmes para inspirar”.
Segundo matéria divulgada pela Exame em 2010, Gardner conseguiu, após um bom tempo, abrir sua própria corretora, a Gardner Rich, em Chicago, e hoje, possui invejável fortuna.
Os ensinamentos de Chris Gardner para quem quer ser um empreendedor de sucesso
Veja alguns deles e aprimore sua estratégia empreendedora com esses conceitos:
A princípio, Gardner deixa muitas lições para aqueles que precisam tomar atitudes para empreender, vender ou ter sucesso profissional. Conheça as 4 que selecionamos:
1. Lema
Seu lema principal está divulgado em sua página oficial: “The Cavalry Ain’t Coming. You’ve Got To do This Yourself”. Significa que a cavalaria (a salvação) não está vindo. Você mesmo terá que se salvar;
2. Foco
Antes de tudo, foco sempre! Mesmo em situações extremas, Gardner não perdeu o foco e isso o fez superar a fome, miséria, medos e até a vergonha, pois, durante sua trajetória, teve de frequentar lugares onde as pessoas estavam mais bem vestidas e preparadas. Nem por isso, deixou-se abater;
3. Crença em si próprio
Acreditar em você: o segredo para o sucesso de Chris foi a autoconfiança. O filme ilustra uma situação na qual ele diz ao filho que nunca deixe alguém dizer-lhe que ele não é capaz de realizar algo que ele queira. Este conceito permeou a vitória de Gardner;
4. Planejamento
Planejamento: apesar de ter passado por inúmeras dificuldades e momentos às avessas, Chris conseguiu prever situações e antecipar-se a problemas. Mesmo sem parecer, ele tinha um plano. O artigo Planejamento estratégico em 6 etapas pode te ajudar com isso, dê uma olhada.
E, se você precisa de inspiração para persistir e ser um empreendedor de sucesso, não deixe de assistir ao filme estrelado por Will Smith e com uma narrativa fiel à realidade de Gardner.
Outras inspirações para não desistir de empreender
A história de Gardner não é a única que nos ensina e serve de inspiração. Leia também Mr. Selfridge: lições de empreendedorismo de um gênio nos negóciose conheça a história de alguém que começou de baixo e chegou ao topo ignorando todas as dificuldades que o empreendedorismo impõe.
6 de maio de 2019 at 12:54
Gostei muito do artigo do seu site. Estarei acompanhando sempre.Grata!!!
6 de maio de 2019 at 17:35
Que bom, Vera. Ficamos muito felizes! Se tiver algum assunto para sugerir, envie para marketing@ead360graus.com.br