Como empreender com sucesso? Quem nunca se pegou fazendo essa pergunta? Em síntese: muita gente!
Antes de tudo, para te ajudar a descobrir como empreender com sucesso, a redação da EAD360graus foi atrás de algumas respostas e as encontrou no livro A Startup de $100, de Chris Guillebeau, da editora Saraiva.
No livro, o autor revela muitas práticas e pensamentos interessantes e prova que mesmo sem muito dinheiro é possível se dar bem no mundo dos negócios, desde que organize seus pensamentos e se capacite quando necessário.
Abaixo, compilamos 6 práticas que levam um empreendedor a ter sucesso.
Como empreender com sucesso: 6 práticas de Chris Guillebeau
1. Desenhe sua receita para ter sucesso
Antes de tudo, identifique algo pelo o que é apaixonado (a) ou em que realmente seja bom (boa); e, que possa ser útil para os outros. Para facilitar, faça um inventário de habilidades. Afinal, para ter sucesso em um projeto de negócios, principalmente um que o (a) empolgue, é importante ter claro todas as habilidades que poderiam ser úteis para o outros.
Mas, atente-se, dê foco nas habilidades pelas quais as pessoas pagariam por elas. Desde já, um negócio só é um negócio quando reúne 3 fatores: produto ou serviço, gente interessada em pagar para ter e meio de pagamento.
A receita mágica do sucesso nada mais é que combinar paixão ou habilidade + utilidade. E, a receita mágica do negócio de sucesso nada mais é que combinar a paixão ou habilidade + utilidade + forma de pagamento.
2. Pense em uma ideia para negócio
A princípio é muito difícil ter ideias para montar um negócio, afinal, nem sempre sabemos por onde começar. Para ajudar, procure pensar nas necessidades e oportunidades do mercado porque elas podem servir de fonte de inspiração.
Por exemplo, você já se pegou procurando algo que não existe? Se você procura é porque existe demanda e se você não encontra é porque há uma ineficiência do mercado. Supra essa demanda e seja a solução.
Outro exemplo, suponha que há uma nova tendência do mercado fitness sobre “contratar profissionais que cozinhem de forma customizada”. Se você é do ramo, que tal aproveitar a oportunidade do mercado e abraçar esse nicho?
3. Descubra se está no caminho certo
De antemão, para você saber se deve seguir com sua paixão ou mudar de paixão, perceba se conseguiu desenvolver uma habilidade que em conjunto com sua paixão resolva o problema das pessoas, crie benefícios, e elas paguem por isso. Para isso, faça algumas perguntas para você e para o mercado, tanto para ter certeza de sua paixão como ter a certeza da valorização de suas habilidades pelo mercado.
Perguntas para você:
- Em vez de só no seu tempo livre, você gostaria de se envolver no seu hobby pelo o menos 20 horas por semana?
- Você gosta de ensinar as pessoas a praticar o mesmo hobby?
- Você gosta de todos os detalhes do seu hobby?
- Se você fosse forçado a se ocupar de um volume considerável de trabalho administrativo relacionado ao seu hobby, você continuaria gostando do seu hobby?
Perguntas para o mercado:
- Alguém já pediu a sua ajuda?
- Um número suficiente de pessoas estaria disposto a pagar por seu produto ou serviço?
- Há outros negócios servindo esse mercado (isso é um bom sinal) mas não da mesma forma que você faria?
Se as respostas forem na maioria positivas, você está no caminho certo.
4. Comece
Há seis passos básicos que todo negócio deve passar antes de entrar nas especificidades:
- Decida qual será o seu produto ou serviço;
- Abra um site, mesmo que seja gratuito. Há várias plataformas que podem te ajudar:
- Encontre um jeito de ser pago. Escolha uma plataforma de pagamento:
- Paypal;
- Pagseguro;
- MercadoPago;
- Pagar.me;
- Muitas outras;
- Desenvolva uma oferta atrativa;
- Anuncie sua oferta ao mundo. Como prospectar clientes na web: 5 ideias e Marketing Digital: os 10 passos de um plano estratégico, podem te ajudar no ponto de partida;
- Aprenda com os passos anteriores e repita.
5. Crie valor para o seu produto ou serviço
Criar valor nada mais é que criar algo desejável e importante, ou seja, criar algo que solucione problemas. Portanto, se você estiver abrindo um negócio e começar ajudando as pessoas, você está no caminho certo.
Antes de tudo, o valor ser relaciona a necessidades emocionais, portanto, o maior erro de um empreendedor é vender as características de seus produtos e serviços e não seus benefícios.
Na tabela abaixo, você confere como alguns negócios vendem seus produtos e serviços e se dão muito bem. Tente seguir o mesmo caminho.
6. Use seus clientes de forma estratégica
Há 3 maneiras mais comuns de fazer os seus clientes lhe renderem bons lucros. Avalie as características de seu negócio e aplique as que mais se adequam.
Estratégia 1 -Aprofunde-se para revelar necessidades ocultas
Descubra o que seu cliente deseja e ofereça a ele a melhor experiência que ele pode ter. Por exemplo, Kyle Hepp, um fotógrafo de casamentos de Santiago do Chile, tem como clientes casais jovens e modernos que não gostam de fotos convencionais. O que ele faz para assegurar o sucesso de seu negócio e usar seu cliente de forma estratégica? Tira fotos divertidas.
Estratégia 2 – Transforme o seu cliente em um herói
Ajude o seu cliente a ser o melhor naquilo que você vende. Por exemplo, Purna Duggirala, um indiano expert em Microsoft Excel, montou um negócio de treinamento para ajudar as pessoas a fazer coisas incríveis no Microsoft Excel. Seus clientes eram mais que clientes eram seus fãs. Seu treinamento chegou a lhe render mais de 200 mil dólares por ano.
Estratégia 3 – Venda o que as pessoas compram
Assim que você decidir o que vender pense se as pessoas comprarão. Para não errar, pense mais em termos do que as pessoas realmente querem do que em termos do que você acha que elas precisam.
Esse artigo sobre como empreender com sucesso foi baseado no livro A Startup de $100, de Chris Guillebeau, editora Saraiva.
A redação escolheu 6 práticas que devem fazer parte de qualquer início de negócio, mas o livro traz muitas outras que valem a pena ser conhecidas. Para quem quiser conhecer as outras práticas, é só visitar a loja da Saraiva.
12 de agosto de 2019 at 20:53
Adorei as dicas de como empreender!
2 de agosto de 2019 at 16:47
Ótimas dicas, perfeito!
Utilizado em Banheiro Planejado, São Paulo – SP
30 de setembro de 2019 at 11:34
Que bom que gostou. Se tiver sugestões de pauta, envie para marketing@ead360graus.com.br.