Por Vanesca Lopes – Planejamento Estratégico é um processo que alinha a tomada de decisão à visão de futuro da empresa. É um processo que envolve as lideranças para a definição do objetivo e elaboração do melhor caminho a seguir. E, por fim, um processo que formula o plano de ação e execução, ponderando informações adequadas, conhecimento do mercado e as condições internas e externas da empresa.
Michael Porter, uma das maiores autoridades mundiais em estratégia competitiva, afirma: “Sem um planejamento estratégico competente, ninguém sobreviverá nesses tempos globalizados”. E, Bernardinho, um dos maiores campeões da história do voleibol brasileiro, afirma: “ É importante ter metas, mas também é fundamental planejar cuidadosamente cada passo para atingi-las”. Perceba que mesmo atuando em áreas muito diferentes, empresarial e esportiva, ambos entendem que planejamento estratégico é fundamental. Fundamental para alcançar o objetivo com sucesso.
Então, como fazer um planejamento estratégico?
Antes de iniciar, selecione pessoas-chave. Elas ajudam a levantar informações essenciais, definir os objetivos estratégicos e colocar em prática o plano de ação e execução.
Isso feito, hora de colocar a “mão na massa”.
Etapas do planejamento Estratégico
1º.Caracterização do negócio
Tenha claro a missão, visão, valores, core business, fatores-chave de sucesso da empresa e as variáveis ambientais críticas externas e internas. Principalmente os dois últimos itens, pois podem afetar um ou mais fatores-chave de sucesso do seu negócio.
2º Análise estratégica
Com o apoio das pessoas que estão ajudando a levantar as informações essenciais, faça uma análise do setor, da concorrência e do mercado. Faça também uma análise das oportunidades, ameaças, potencialidades e fragilidades do negócio. Esse tipo de análise é conhecido como matriz SWOT (Strengths, Weaknesses, Opportunities, Threats) ou PFOA (Potencialidades, Fraquezas, Oportunidades, Ameaças);
3º.Formulação estratégica
Com o apoio de tomadores de decisão, defina os objetivos estratégicos. Os objetivos representam uma real necessidade coerente com a missão da empresa, uma prioridade dentro de um conjunto de necessidades. Defina também as diretrizes estratégicas. As diretrizes são um conjunto de indicações que direcionam o comportamento da empresa e orientam o processo de tomada de decisões para o alcance dos objetivos estratégicos. E, por último, defina a estratégia. A estratégia são ações que manterão as vantagens competitivas duradouras. Seus objetivos são aproveitar as oportunidades e potencialidades e minimizar as ameaças e fragilidades;
4º. Plano de ações
Com o apoio de quem vai elaborar e executar, defina uma programação de atividades. Por exemplo: estruturação, cronograma de implementação, com prazos e responsáveis e orçamento necessário;
5º. Execução e Monitoramento
Essa é a hora de agir, de promover as mudanças e de fazer de acordo com o que foi planejado.
6º. Reavaliação
Concluído o ciclo volte ao início. Reavalie, padronize os resultados e faça o ajuste da rota, ou seja, do caminho que a empresa deve continuar seguindo.
É importante que tudo seja registrado desde o começo. Assim como o plano de ação, que deve ter métricas bem especificas e monitoradas permanentemente para que nada fuja do objetivo estratégico traçado.
Saiba que o planejamento estratégico deve ser completo, mas nunca complexo. Precisa ser entendido e compreendido por todos.
Na visão de Roger Martin, um dos pensadores mais importantes do mundo dos negócios, o planejamento estratégico é o resultado de um processo simples e objetivo de pensar o que seria necessário para atingir sua meta e, em seguida, avaliar se este plano é viável.
Agora que você já tem as etapas essenciais para um planejamento estratégico eficiente e a opinião de especialistas mundiais em gestão: mão na massa!
Ah, antes de colocar a mão na massa, não deixe de ler o artigo “Mr. Selfridge: lições de empreendedorismo de um gênio nos negócios”, ele tem tudo a ver com planejamento, estratégia e sucesso. Vale conferir!
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