Há muitas dúvidas sobre fazer ou não cursos livres, ainda mais se for a distância. São bons? Valem a pena? Agregam no currículo? São reconhecidos? Ensinam de verdade? A resposta para todas essas perguntas e muitas outras é: depende. Depende do seu objetivo.
Os cursos livres são cursos que, apesar de terem base legal no Decreto nº 5.154/04, não são reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC). Para um curso ser autorizado pelo MEC, há um procedimento a ser seguido. Geralmente, dois avaliadores instalam-se dentro da instituição educadora e seguem um protocolo próprio com uma relação de itens e pesos para cada um deles. Três dimensões do curso são avaliadas para o reconhecimento acontecer: organização didático-pedagógica, corpo docente e técnico-administrativo e as instalações físicas.
No caso de cursos livres a distância, todo esse protocolo de avaliação é dispensado e não envolve o MEC. Isso é ruim? De novo, depende. Se o trabalho para o qual estiver se inscrevendo exigir reconhecimento do MEC nos certificados, um curso livre não vai te ajudar muito. A não ser que seja para complementar ou atualizar o conhecimento que já tem.
Para que os cursos livres servem, então?
Ensinar, complementar conhecimento e atualizar. Os cursos livres servem para te ajudar a se manter competitivo quer seja como profissional quer seja como empreendedor.
E, apesar de não existir a obrigatoriedade de carga horária, disciplinas, tempo de duração ou certificado anterior, não significa que não sigam metodologia de ensino ou critérios acadêmicos sérios. Muitos cursos livres são preparatórios para certificações oficiais de empresas, como Adobe, Microsoft, Cisco, entre outras.
Uma grande vantagem do curso livre é o fato de ir “direto ao ponto”. Como os conteúdos são específicos, você pode escolher somente aquele que te falta no dia a dia profissional.
Suponha que o que você precisa no momento, para agregar na sua carreira ou na sua empresa, seja saber fazer um planejamento estratégico e saber gerenciar conflitos organizacionais. Fazer um MBA com certeza te ensinará essas duas disciplinas. Porém, se você não tiver graduação completa, com diploma reconhecido pelo MEC, ou não tiver tempo ou dinheiro, seu desenvolvimento profissional e competitividade no mercado de trabalho ou empresarial terá de esperar um pouco. Porém, os cursos livres resolvem esse impasse. Por não demandarem tantas exigências e terem preços acessíveis, qualquer profissional ou empreendedor pode ser mais rápido e assertivo na hora de colocar seus conhecimentos em dia.
Um outro ponto a se considerar é o fato de os profissionais poderem mostrar expertise aprofundada na vaga que pleiteiam. O artigo “Vale citar curso livre no currículo?” ,publicado pelo portal Estadão, explica bem isso.
Os cursos livres a distância são bons?
De novo, a resposta é depende; porém, isso não tem nada a ver com o fato de serem cursos livres online. A qualidade de um curso livre tem mais a ver com a escola que oferece o curso que com o fato de ser um curso online.
O EAD veio para ficar e facilita muito a nossa vida em termos de tempo e dinheiro. Principalmente por poderem ser realizados de qualquer lugar com conexão à internet. Por poderem ser realizados a qualquer hora. E, por serem mais baratos que os cursos presenciais. Porém, há alguns cuidados que devemos ter na hora de escolher cursos livres, principalmente se forem cursos a distância.
- Prefira escolas que prezem pela qualidade e não quantidade. Há muitos cursos feitos com conteúdo da internet ou que o conteúdo não é atualizado;
- Dê preferência para cursos que tenham sido preparados por um professor. Conteúdo com a “assinatura” de um responsável garante metodologia séria de ensino, conteúdo atualizado e garantia de aprendizado e aplicabilidade no dia a dia profissional;
- Quando o curso tiver um professor, conheça seu currículo. Profissionais bem preparados preparam bem profissionais;
- Opte por escolas que forneçam certificados com código ou QR code, mesmo que os certificados sejam impressos por você. Essa é uma maneira das empresas se certificarem de que você realmente concluiu o curso ou os cursos livres que você colocou no seu currículo;
Para saber mais sobre cursos livres, acesse o link Secretaria da Educação do Governo do Estado de São Paulo.
Deixe um comentário