Por Hilda Scarcella – Conflitos organizacionais acontecem até dentro de uma lojinha com dois funcionários. Por estarem ligados diretamente a pessoas e serem um processo natural e inevitável, os conflitos organizacionais não são “privilégio” apenas de grandes corporações, basta um ponto de vista divergente, uma posição diferente para que esses conflitos venham à tona.
Segundo Stephen P. Robbins, o autor mais vendido do mundo na área de manuais sobre gestão e comportamento organizacional e autor do livro “Comportamento Organizacional”, entre a década de 30 e o momento atual, três escolas de pensamento sobre conflitos organizacionais se formaram: a Simplista (Tradicional), que partia do princípio de que todo conflito era ruim e devia ser eliminado; a Comportamental (Relações Humanas) que entendia que o conflito não necessariamente devia ser eliminado, que podia até ser construtivo; e, a Intervencionista (Interacionista), que surgiu na metade da década de 70 e sempre partiu da ideia de que o conflito é necessário e importante.
Hoje, estamos sob a influência da última escola que percebe a importância do conflito; porém, é necessário compreender se a natureza do conflito é funcional ou disfuncional.
Conflitos organizacionais: por que identificar sua natureza
Se você não souber identificar a natureza do conflito, não saberá se ele precisa ser gerido ou reforçado. O reforço está ligado ao conflito funcional que é o conflito bom, que agrega, faz crescer e tem impactos positivos. O conflito disfuncional que é o conflito ruim, desagrega e tem impactos negativos ou destrutivos, demanda gestão de conflitos urgente, antes que a empresa tenha prejuízos de diversas naturezas.
Portanto, atente-se aos impactos dos conflitos dentro da empresa para não ser pego de surpresa e agir tarde demais.
Conflitos organizacionais e seus impactos
Impactos positivos
- Expansão do entendimento dos assuntos;
- Mobilização de recursos e energia de ambas as partes;
- Esclarecimento de soluções competitivas;
- Busca criativa de alternativa;
- Sinergia das pessoas e do grupo;
- Ajuste da realidade;
- Aumento do conhecimento, complementariedade;
- Incentivo para o crescimento;
- Entre outros.
Impactos negativos
- Fluxo de comunicação distorcido, o que gera agressividade e competição nociva;
- Decisões tomadas com baixa qualidade;
- Falta de interação;
- Diminuição da produtividade;
- Confiança desgastada;
- Formação de aliança impositiva ou polarizada;
- Paralisia da tomada de decisão;
- Desunião da equipe;
- Insatisfação e desmotivação;
- Entre outros.
Impactos destrutivos
Os impactos destrutivos são os efeitos do impacto negativo quando ignorado ou mal resolvido.
E agora que você compreendeu a importância de avaliar os impactos de um conflito dentro de uma empresa, já identificou qual ou quais impactos sua empresa está sofrendo? Fico na torcida para que os impactos sejam somente bons, caso contrário, pode contar comigo para te ajudar na empreitada de gestão de conflitos!
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Leia também “Gestão de conflitos: como realizar de forma eficiente”, esse artigo dá algumas dicas interessantes de como agir na hora de solucionar um conflito.
Boa sorte!
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