Empreendedorismo. Essa é sem dúvida uma palavra que vem ganhando cada vez mais espaço. Mas, afinal, você sabe tudo sobre empreendedorismo? Sabe a real diferença entre empresário e empreendedor?
Algumas pessoas, por exemplo, acreditam que o empreendedorismo é um traço característico da personalidade de alguns indivíduos enquanto outras acham que empreendedorismo é administrar qualquer tipo de negócio. Nesse artigo, separamos tudo sobre empreendedorismo que você precisa saber.
Tudo sobre empreendedorismo
Empreendedorismo, resumidamente, é a capacidade que uma pessoa possui de criar, idealizar e realizar um projeto. Mais recentemente, entretanto, a palavra também vem sendo utilizada para expressar pessoas com capacidade de criar e implantar mudanças dentro de uma organização.
Sendo assim, entendemos que uma pessoa empreendedora é de fato uma pessoa criativa; mas, capaz de colocar suas ideias em prática e realizar algo novo. Em síntese, realizar algo que ninguém pensou ou que já pensou mas não foi capaz de colocar em prática.
Brasil na rota do empreendedorismo
O Brasil, principalmente por causa das adversidades, é um dos países mais empreendedores do mundo. O brasileiro está sempre criando e “dando os seus pulos”. Por exemplo, se hoje perde o emprego, amanhã está com um carrinho de pipoca na frente da escola.
O brasileiro empreende a todo instante e 70% sonham em ter seu próprio negócio. Por exemplo, no ano de 2016, antes da crise realmente avançar, o país possuía nada menos que 1,5 milhão de microempreendedores. Nos últimos dez anos, o empreendedorismo no Brasil saltou de 23% para 34,5%. Isso mesmo, mais da metade da população brasileira é composta por empreendedores. Um dos exemplos de sucesso que temos é a História da Casa Amarela Art’s fundada pela ex-bancária Marta Faria há quase 8 anos, que começou o negócio em um dos cômodos de casa. Contudo, grande parte desses(as) empreendedores(as) não consegue chegar ao quinto ano de vida do seu negócio.
E, por que isso acontece? Se o brasileiro é um povo empreendedor por natureza, por que não consegue se manter por muito tempo no mercado? A resposta está nas características do empreendedor.
Você pode descobrir se tem aptidão para empreender fazendo esse teste Empreendedor ou profissional: qual seu perfil?
Principais características para se tornar um empreendedor
Como dissemos anteriormente, o empreendedor possui determinadas características que o favorecem quando optam por empreender. No entanto, apesar de muitas pessoas trazerem essas características de berço, é possível desenvolvê-las através de bastante treino e força de vontade.
Vamos entender um pouco de cada uma dessas características:
- Criatividade – Essa é sem dúvida a principal característica que o empreendedor precisa ter. Ser criativo, pensar fora da caixa e também solucionar problemas de forma inovadora é uma característica de empreendedores de sucesso.
- Iniciativa – A iniciativa é uma outra característica importante do empreendedor. Ele não espera, age. Ele não pede para os outros fazerem, ele faz. Ele não deixa os problemas acumularem, ele os resolve rapidamente.
- Autoconfiança – Uma outra característica do empreendedor é a autoconfiança. É acreditar nos seus sonhos mesmo diante da adversidade. É ir sempre em frente mesmo quando o mundo parece desabar.
- Otimismo – Uma pessoa pessimista jamais será empreendedora. O otimismo é uma característica essencial para atingir o sucesso. É acreditar e realizar. É sorrir enquanto tudo dá errado. É saber que a tempestade passa e que o sucesso é recompensa para poucos.
- Resiliência – Essa é também uma outra característica do empreendedor. Saber suportar as dificuldades com bravura. Saber resistir aos obstáculos. Superar os desafios. Enfrentar os problemas e seguir sempre adiante.
- Adaptação – Para finalizar, falaremos da adaptação. O empreendedor sabe se adaptar. Sabe replanejar se for necessário. Sabe dar um passo para trás para depois dar três para frente. O empreendedor sabe mudar a rota para chegar ao destino.
Sem dúvidas, trabalhar essas qualidades são essenciais para se tornar um empreendedor de sucesso.
Exemplos de empreendedorismo
Classificar os tipos de empreendedorismo não é tarefa fácil. Contudo, buscamos alguns tipos mais comuns de empreendedores para mostrar. São eles:
- Empreendedor corporativo – Aquele que tem boas ideias, é rápido na tomada de decisões, e está sempre resolvendo os problemas de forma criativa dentro de uma empresa.
- Empreendedor individual – Aquele que tem uma boa ideia e a executa. Normalmente esse empreendedor é regulamentado pelo MEI e não precisa de muitos trabalhadores para ajudá-lo.
- Empreendedor social – Aquele que tem uma boa ideia que de uma certa forma irá ajudar a sociedade, seja ele na esfera municipal, estadual ou federal.
- Empreendedor digital – Essa é uma modalidade recente que vem ganhando cada vez mais espaço na atualidade. São pessoas que criam e executam um negócio digital. Por exemplo, loja virtual, criação e comercialização de infoprodutos, marketing de conteúdo, marketing digital, plataforma de serviços, entre muitos outros.
- Grande empreendedor – Esse é o empreendedor que cria grandes negócios que normalmente começam pequenos. Pode ser um negócio analógico, como o que David Portes: o milionário que começou com R$ 12 reais fez ou algo que envolva tecnologia pura como as chamadas startups, que normalmente revolucionam algum segmento do mercado.
Como você pode constatar, empreender é um pouco complexo, portanto, saber tudo sobre empreendedorismo é fundamental para realmente se tornar um grande empreendedor.
Exemplos de empreendedores
Antes de qualquer coisa, saiba que no mundo, a todo instante, nasce um novo negócio e um novo empreendedor. Alguns empreendedores e negócios serão bem-sucedidos, outros ninguém saberá que um dia existiu.
Mas, para você saber que empreender e ter sucesso é possível, vamos listar 5 empreendedores que começaram timidamente, para você se inspirar:
- Steve Jobs, fundador da Apple, que começou instalando uma “fábrica” de computadores na garagem de sua casa;
- Silvio Santos, fundador do SBT, que começou efetivamente seu negócio vendendo carnês;
- Chris Gardner, o falido que se tornou milionário, montando uma corretora pequena e que cresceu vertiginosamente;
- David Portes, o milionário que começou com R$ 12,00 em um farol;
- Rick Chester, o empreendedor que começou vendendo água na praia e acabou dando palestra sobre negócios nos EUA.
Agora, que você já sabe tudo sobre empreendedorismo, mãos à obra! Espera! Antes, leia “Como empreender com sucesso” para tirar aquela ideia do papel, minimizar os riscos de errar e deixar sua marca no mundo.
Deixe um comentário