Por Kelly Gomes – Antes de entender sobre como prospectar clientes na web, vamos te contar um segredo. É de suma importância todo empreendedor entender que não ter um site profissional é quase como não existir no mercado em que atua. Pior! É como abrir mão de muitas oportunidades de conquistar clientes novos e fortalecer a marca.
Segundo a Forbes, uma das mais conceituadas revistas de negócio e economia do mundo, no artigo 5 causas para um pequeno negócio perder dinheiro, um dos 5 principais motivos para uma pequena empresa perder dinheiro é justamente o fato de não ter presença online, ainda mais quando quase todo mundo está online.
Pense assim: quando você quer pesquisar sobre um produto ou serviço onde você faz isso? Exato: online! Logo, seus possíveis clientes também buscam por empresas como a sua via mecanismos de busca. Em suma: se o seu negócio não puder ser encontrado na web, você está perdendo muitas oportunidades de fazer a sua empresa crescer e se manter viva.
Mesmo que sua empresa não venda produtos ou serviços online, ter um website é bom porque:
- Ajuda as pessoas a aprenderem sobre o seu negócio, a te contatar e saberem onde fica seu espaço físico;
- Passa mais credibilidade que ter apenas uma página de empresa em rede social;
- Ajuda a fazer campanhas de marketing que dependem de um domínio registrado;
- Ajuda você a se relacionar com seu público-alvo;
- Ajuda sua empresa a vender, mesmo que off-line;
- Ajuda a prospectar clientes.
E, falando em prospectar clientes, seguem as ideias para que isso aconteça, principalmente com o apoio do site de sua empresa.
5 ideias de como prospectar clientes na web
1. Ofereça conhecimento no lugar de produtos ou serviços;
Nem sempre quando o consumidor chega a sua empresa ele sabe o que quer ou de que precisa. Então, empurrar para ele produtos ou serviços como solução para seus problemas pode ser um tiro no pé. A princípio, aproveite o site de sua empresa para oferecer conteúdo de qualidade que o ajude a compreender melhor suas necessidades e o melhor caminho para solucioná-las; pois, agindo assim, você estará estreitando laços com um consumidor que se interessa pelos seus materiais, só não está pronto para comprar ainda.
2. Seja um bom “consultor”
Às vezes ficamos pensando em como prospectar clientes na web, pois ela é tão extensa, parece tão infinita; porém, uma das soluções é mais simples do que parece. Antes de tudo, tente encontrar alguém para ajudar e depois ajude sem esperar nada em troca. Compartilhe seu conhecimento e suas experiências porque quando ajudamos alguém podemos acabar ajudando a nós mesmos.
Por exemplo, imagine que você tenha um estúdio de tatuagem. Mais, queira fortalecer a sua marca, aumentar sua base de clientes e, de repente, até dar cursos sobre o assunto. Sabe onde você pode conseguir tudo isso e ainda fazer o bem sem olhar a quem? No Facebook. Há muitos grupos de amantes de tatuagem nessa rede e em muitos deles há consumidores cheios de dúvidas. Por exemplo, fazer tatuagem dói muito? Estou grávida, posso fazer tatuagem?
De antemão, solucionar dúvidas constrói credibilidade e confiança. Não importa que o seu estúdio seja em São Paulo e a pessoa que perguntou esteja em Belém. Alguém em São Paulo pode ter a mesma dúvida e por causa de sua resposta ou de um relacionamento de confiança que construiu com você, decida fazer com você a primeira ou a próxima tatuagem. Assim como o Facebook, há outros grupos dos quais você pode participar, por exemplo, o Yahoo Respostas. Outra ideia é você montar o seu próprio grupo.
3. Faça co-marketing
Antes de tudo, vou explicar o termo: co-marketing é uma estratégia de marketing compartilhado. É quando duas empresas têm o mesmo público-alvo e unem esforços para atingirem seus objetivos. Por exemplo, a companhia aérea Gol e a locadora de veículos Localiza Hertz; que, além de se tornarem parceiras de marca, também se tornaram parceiras de marketing, como mostra o artigo 6 parcerias entre marcas para te inspirar a conquistar clientes.
E, não pense que isso é só para os grandes, os menores também podem usar e abusar da estratégia, principalmente porque ajuda a diluir os custos com a prospecção de clientes.
Imagine que você tenha um escritório de arquitetura voltado para interiores e que queira fazer marketing compartilhado. Quais empresas poderiam ser suas parceiras? Muitas empresas! Por exemplo, lojas de materiais para construir, reformar ou decorar a casa; grandes construtoras; entre outras.
Como prospectar clientes de forma efetiva tem muito a ver com parcerias também.
4. Invista em questionários
Quantas vezes a gente não se pega em dúvida sobre o que fazer para alavancar o negócio ou sobre como prospectar clientes novos? Muitas! Mas, sabia que o Facebook tem um recurso muito legal para ajudar a resolver esses e muitos outros problemas? Sim, tem, o questionário. Com ele, você pode criar perguntas para prospectar clientes de maneira muito simples. Confira aqui no Facebook Geração de Cadastros tudo que você pode fazer com ele. Frequentemente, muitas empresas usam esse recurso para captar e-mails e para ajustar a direção. Veja o exemplo da Bono Pneus, na imagem acima, e pense em como você poderia fazer o mesmo para o seu negócio.
5. Invista em Marketing de Conteúdo
A maioria das empresas falha por não compreender que prospectar clientes tem mais a ver com informação que educa que com informação técnica.
Porém, esse não foi o caso de Mari Luangrath, uma americana que abriu o seu negócio de cupcakes na internet, sem loja física.
A história de sucesso de Mari começa dois meses depois do lançamento da Foiled Cupcakes, quando nenhum cupcake sequer havia sido vendido ainda. A princípio, Mari achou que a concorrência no ambiente online era como no off-line, mas logo percebeu que na internet, além de concorrer com cupcakes, concorria com milhares de doces.
Nesse ínterim, Mari apelou para um plano de Marketing de Conteúdo que, inicialmente, incluía o Facebook e o Twitter para prospectar clientes.
No twitter, Mari começou a seguir perfis que tinham a ver com seu público-alvo e a enviar, pela página da empresa, mensagens oferecendo cupcakes diferentes. Mas, não eram mensagens aleatórias porque todas tinham a ver com temas que as pessoas já haviam mostrado interesse em tweets anteriores. Em suma, essa ação, somada às postagens diárias de conteúdo no Facebook, levou a um crescimento de 2.200 leads (clientes em potencial) em apenas um mês e meio e alavancou as vendas em mais de 600%.
Mari Luangrath é gente como a gente, pois é alguém que sonhou um dia empreender, colocou em prática e deu certo. Se ela deu certo, vamos aprender com os acertos dela e dar certo também. Portanto, para começar, você pode aprender a organizar suas ideias com efetividade com Marketing de Conteúdo: plano estratégico em 9 passos e Marketing digital: os 10 passos de um plano estratégico.
#Sugestaodeleitura
Conheça também as 15 lições de empreendedorismo que, Mr. Selfridge, um dos maiores gênios nos negócios deixou para quem quer empreender. Embora o negócio dele faça parte dos anos 1900, todas as lições servem para os dias de hoje e servem como guia e inspiração para quem quer empreender com sucesso.
14 de abril de 2019 at 15:35
Fiquei Muito Interessado pelo seu post.Vou acompanhar seu Blog que é muito bom. É TOP ! Esse tipo de conteúdo tem me agregado muito conhecimento.Grato !
15 de abril de 2019 at 12:18
Que bom que o nosso conteúdo tem te ajudado. Se quiser encontrar aqui algum assunto em particular, envie sua sugestão para marketing@ead360graus.com.br. Sucesso!