Por: Kelly Gomes

Marketing de Conteúdo é uma estratégia para atrair, engajar, converter e reter clientes por meio de conteúdo relevante para o público-alvo de uma empresa. A lógica parte de um estudo – realizado pelo Groupm e pela  Nielsen – que afirma que 94% das pessoas que buscam informações na internet clicam em resultados orgânicos e não em anúncios. Aí, eu pergunto: sua empresa está preparada para ser encontrada organicamente?

 

Marketing de Conteúdo

Marketing de Conteúdo

Marketing de Conteúdo é uma estratégia para atrair, engajar, converter e reter clientes por meio de conteúdo relevante para o público-alvo de uma empresa. A lógica parte de um estudo – realizado pelo Groupm e pela  Nielsen – que afirma que 94% das pessoas que buscam informações na internet clicam em resultados orgânicos e não em anúncios. Aí, eu pergunto: sua empresa está preparada para ser encontrada organicamente? Quanto conteúdo ela publica periodicamente para atrair prospects e ter a chance de convertê-los em clientes? Sim, o Marketing de Conteúdo funciona como “isca”, mas uma “isca” do bem, afinal, esse tipo de marketing não interrompe e oferece algo valioso em troca de um pouco de atenção: informação de qualidade e extremamente útil para quem usa os buscadores atrás de esclarecimento sobre um determinado assunto.

Em suma, o Marketing de Conteúdo tem sua eficiência baseada na atração e não na interrupção: atrai, engaja, converte e retém clientes; sem ser chato. No artigo ‘Como gerar leads qualificados’ você encontra um bom exemplo de Marketing de Conteúdo; e no artigo ’10 razões para focar em Marketing de Conteúdo’, você encontra os motivos que explicam por que esse tipo de Marketing é considerado por Seth Godin, um dos maiores ‘marketeiros’ dos últimos tempos,  como o único Marketing que restou.

Marketing de Conteúdo Estratégico

Pois é, fazer somente Marketing de Conteúdo não é o suficiente, ele tem que ser estratégico. Segundo o Content Marketing Institute  80% dos profissionais de marketing B2B, por exemplo, têm um plano estratégico de Marketing de Conteúdo e um terço tem tudo documentado. Por que isso? Porque sem uma estratégia você pode se perder ao longo do caminho e empregar seus esforços de forma errada.

Mas isso não vai acontecer, preparei um passo-a-passo para que você ou alguém da área de comunicação ou marketing de sua empresa possa realizar o Marketing de Conteúdo com eficiência e sucesso ( Mas, se precisar de ajuda, a Konteudos é especializada em Comunicação Digital, Marketing de Conteúdo e Mapeamento de Mercado. Entre em contato! ).

 

Plano estratégico de Marketing de Conteúdo em 9 passos

Marketing de Conteúdo Estratégico

Marketing de Conteúdo Estratégico

 

  1. Determine ou conheça os objetivos de Marketing – Normalmente os objetivos de Marketing estão ligados aos objetivos do negócio. Por exemplo: fortalecimento de marca, conquista de fatia de mercado, geração de leads, etc.
  2. Determine os objetivos de Marketing de Conteúdo – Esses objetivos devem ser elaborados de acordo com os objetivos de Marketing. Por exemplo: criar conteúdo de relevância para o Blog da empresa para atrair leads de qualidade ao site dela.
  3. Defina ou conheça os públicos-alvo de seu negócio – É de suma importância você saber os detalhes da audiência para quem vai escrever para que não faça conteúdo que gere tráfego mas não tenha nada a ver com os objetivos traçados do Marketing de Conteúdo. Seus objetivos definem sua audiência e sua audiência tem que receber conteúdo que ajudem sua empresa a alcançar esse objetivos. Simples assim.
  4. Faça um plano de Marketing de Conteúdo – Defina quais são as ferramentas de comunicação que usará para cada público. Por exemplo, imagine que você tenha dois públicos para alcançar: gestor de vendas e vendedores. Para o gestor de vendas você define “whitepapers” e Blog; e para os vendedores, Blog e redes sociais. Nesse item é importante você entender que nem sempre uma ferramenta tem o mesmo efeito em públicos diferentes, portanto, é muito importante que você escolha as ferramentas certas para o público certo.
  5. Faça um plano de pautas – Pesquise os assuntos que cada público tem interesse em saber e que, ao mesmo tempo, pode ajudar sua empresa a alcançar os objetivos dela. Use ferramentas de busca, fóruns, mídias sociais, seus vendedores… Isso feito, organize essas necessidades por público e estágio no funil para criar um mapa de conteúdo a ser feito.
  6. Faça um Cronograma de Pautas – Para organizar e dar mais eficiência ao seu trabalho, faça um cronograma: ele dirá o que produzir, para qual canal e quando publicar.
  7. Comece a produção – De acordo com seu plano de pautas, comece a produzir conteúdo de qualidade em quantidade e em diferentes formatos. Não espere o dia anterior ao da postagem do Blog para começar a escrever, por exemplo. O cronograma te dará “um norte” e não deixará que se perca no tempo, mas estar adiantado com relação ao cronograma pode ser uma vantagem.
  8. Meça os resultados – Não conseguimos gerenciar o que não medimos. De acordo com os objetivos traçados, defina seus KPIs e veja se suas ações estão ajudando sua empresa a atingir os objetivos dela.
  9. Faça o Marketing do Marketing – Amplifique seu conteúdo, nem sempre produzir conteúdo é suficiente. Usar as mídias sociais, por exemplo, é uma maneira eficiente para isso.

 

Pronto para começar? Boa sorte!

Não está pronto, precisa de ajuda? Entre em contato!.

 

 

 

 

Faça parte de nossa rede!