Por: Kelly Gomes

Depois de você conseguir atrair possíveis clientes para o site de sua empresa e engajá-los com conteúdo, transformando-os em leads qualificados; é hora de segmentá-los, classificá-los, fazer campanha personalizada e reclassificá-los. O processo é longo; mas, necessário para entender quem está pronto para comprar e quem ainda deve receber mais informações até estar maduro para essa fase. Então, como converter leads qualificados em vendas?

Como converter leads qualificados em vendas

Como converter leads qualificados em vendas



Como converter leads qualificados em vendas?

Começar colocando seus possíveis clientes (prospects) em cestos diferentes já é um grande passo para um lead qualificado converter-se em venda. Como fazer isso? Criando “cestos” com características similares. Por exemplo:

  • Cesto geográfico. Nesse cesto você pode segmentar seus “prospects” por continente, país, Estado, cidade, etc.;
  • Cesto de interesse. Aqui você pode juntá-los de acordo com o interesse em seus produtos ou linhas de serviço;
  • Cesto de tamanho da empresa. Nesse cesto a ideia é que os “prospects” revelem se pertencem a uma empresa grande, média ou pequena;

Enfim, a quantidade de cestos deve ser criada de acordo com o que você precisa saber para compreender o perfil de cada um que visita o site de sua empresa. E sabe o que isso tem a ver com “Como converter leads qualificados em vendas”? Tudo! Separando o joio do trigo, você consegue saber se quem está visitando o seu site é porque está interessado na sua empresa, produto ou serviço; ou se é para pesquisar, especular preço, procurar trabalho ou simplesmente adquirir conteúdo.

E independente do que você descubra, toda informação é importante. O fato de um visitante, em um primeiro momento, estar apenas especulando ou adquirindo conteúdo, não significa que ele não seja um “prospect”, só significa que para o momento ele não está pronto e precisa de mais conteúdo para ir amadurecendo. O marketing de conteúdo é fundamental para esse tipo de perfil.

Voltando ao “como converter leads qualificados em vendas”, a segunda etapa seria pontuar sua segmentação. É como se você criasse um placar de pontos para revelar quem é um possível cliente, que não é e quem poderá ser. Para essa etapa você pode utilizar e metodologia de BANT, Estágios do Ciclo de Compra e Ação por Conteúdo.

E para facilitar a sua vida, algumas plataformas de Marketing de Automação podem até ajudá-lo(a) com essa etapa, pois pontuam e classificam seus “prospects” de forma que a leitura do cenário fique de fácil compreensão: Sales Force, Hubspot, Leadformix, entre outras.

A classificação é útil para dizer o quanto sua empresa está interessada em quem visita o site dela e a pontuação é útil para dizer o quanto quem visita o site de sua empresa está interessado nela.

Depois de segmentar, pontuar e classificar; é hora de fazer campanhas específicas para cada segmento. Sim, o conteúdo ( Marketing de Conteúdo ) volta a rodear seus prospects para que se tornem clientes, mas dessa vez de acordo com o interesse e estágio de cada um. A campanha deve ter sempre caráter educativo, ser personalizada e ter periodicidade definida de acordo com o momento de cada prospect, dessa forma a comunicação não pressiona e agrega.

E para finalizar a estratégia de “ Como converter leads qualificados em vendas”, o quarto e último passo:  reclassifique e pontue novamente os visitantes do seu site após a interação deles, pode ser que algum, depois de suas campanhas segmentadas, já esteja pronto para comprar. Aí, é só se preparar para vender.

Dúvidas sobre como aumentar as vendas com leads qualificados? Não? Maravilha! Boa sorte!

Sim? Entre em contato!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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