Por: Kelly Gomes

Como gerar leads qualificados

Como gerar leads qualificados

 

De acordo com GroupM UK  e a Nielsen 94% dos internautas que buscam informações sobre determinado serviço, produto ou empresa clicam nos resultados orgânicos ; somente 6% optam por obter informações clicando em um anúncio pago.

Isso quer dizer que um possível cliente para sua empresa pode estar, nesse momento,  buscando a solução para um problema que sua empresa tem a resposta. A pergunta é: sua empresa está organicamente preparada para ser encontrada por esse possível cliente?

No passado, o sucesso de um negócio dependia de um ponto bom. Negócio em ponto ruim era sinônimo de risco de fracasso. O possível cliente é quem passava na porta, o trabalho do dono do negócio era encontrar um jeito de atrair o cliente para dentro do estabelecimento com faixas, fachadas iluminadas, carro de som… Hoje, o negócio é que tem que passar na frente do possível cliente e ainda torcer para ser útil.  Ser útil é a chave para transformar desconhecidos em visitantes , visitantes em leads, leads em clientes e clientes em promotores de seu negócio.

Agora, como ser útil a um possível cliente desconhecido que nem se quer sabe que sua empresa existe e também não pediu ajuda diretamente? Atraindo-o para poder ser útil. Como? Investindo em SEO, anúncio, mas principalmente colocando todo o conhecimento e expertise da sua empresa em ambientes nos quais a busca orgânica possa encontrar, principalmente em forma de texto. Abuse de conteúdos relevantes, ajude a resolver dúvidas e problemas do seu público – alvo e perceberá que esse é o primeiro passo para que desconhecidos se tornem visitantes , esse é o primeiro passo para gerar leads qualificados e aumentar as vendas.

Segundo Kapost ,os blogs, por exemplo, dão ao website de sua empresa 434% a mais de páginas indexadas e 97% a mais de links indexados, resultando em 55% a mais de visitantes.

Segundo o Exact Target, conteúdo interessante é umas das três principais razões para as pessoas seguirem marcas nas redes sociais.

Em suma, tudo gira em torno do Marketing de Conteúdo  e na forma como ele é trabalhado nos Blogs e Redes Sociais para transformar desconhecidos em visitantes e visitantes em leads qualificados.

Exemplo prático de como gerar leads qualificados para uma empresa B2C:

Acabo de sair de meu médico e ele me recomendou focar em alimentos orgânicos para melhorar minha digestão e curar minha gastrite e anemia, já que alimentos orgânicos são mais nutritivos, menos agressivos ao organismo e ainda contribuem para a conservação do meio ambiente.

Não sei por onde começar. Sou uma desconhecida procurando uma empresa desconhecida para resolver o meu problema. Preciso entender quando os alimentos são considerados orgânicos, onde encontrá-los, como comê-los e etc.

A primeira coisa que faço é entrar na estatística dos 94% que usam o Google para solucionar problemas. Digito “Produtos orgânicos em São Paulo” e encontro um blog somente sobre isso. Um lugar na web que me esclarece sobre os benefícios de  consumir produtos orgânicos, fornece receitas, dá dicas, apresenta cases e me introduz a uma nova cultura que me agrada e muito, inclusive me apresentando a uma comunidade no Facebook que só trata disso e com pessoas trocando experiências.

Pronto, já me “localizei” no assunto,  me identifiquei e me encantei:  de desconhecida passo a ser uma visitante, do blog migro para o website da empresa para saber mais. É a hora da empresa estar preparada para me receber. E adivinhe, com mais conteúdo.

Uma vez dentro do website, espero encontrar algo que realmente me convença de que estou no caminho certo. Nesse caso, o que me ajudaria? Vídeos, whitepapers, testemunhos, webinars,  e-books, fóruns… Esses seriam recursos que me engajariam e educariam, é nessa hora que eu me torno um lead qualificado, pronto para ser analisado e ter o meu estágio no funil de vendas avaliado. Porém, o processo não para por aí,  mesmo sendo um lead qualificado, será que já estou pronta para comprar?  Para saber, entenda como converter leads qualificados em vendas.