Por Kelly Gomes

Marketing de conteúdo, por que praticá-lo?

Marketing de Conteúdo

Busca orgânica

Marketing de conteúdo é essencial porque…

1 – Segundo um estudo realizado pela BrightEdge , 51% do tráfego de um website é orgânico (B2B e B2C). Isso quer dizer que nem todos os canais ‘não orgânicos’ juntos – pesquisa paga, mídia social, e-mail, anúncio, referência, etc. – batem o sucesso e o resultado que a pesquisa orgânica proporciona a todas as indústrias. Logo, a estratégia é investir em Marketing de Conteúdo: produzir e publicar muito texto de qualidade para que a pesquisa orgânica encontre e mostre esse conteúdo ao usuário como uma excelente opção de informação ou solução ao que ele procura. E depois dessa etapa, é só esperá-lo no site de sua empresa,  loja virtual… afinal, a ideia é atrair, engajar, converter e impressionar;

2 – O Pew Research Center  fez um estudo em 2012 que constatou que 86% dos consumidores entrevistados afirmaram aprender alguma coisa nova ou importante usando a ferramenta de busca. Essa é oportunidade de sua empresa de encontrar os clientes certos com o conteúdo certo;

3 – Analisando as páginas web que estão classificadas entre as dez primeiras no Google, constata-se que todas têm pelo o menos 2000 caracteres para qualquer palavra-chave. Essa informação foi concedida pela Quick Sprout  que afirma também que quanto mais você sobe, mais conteúdo cada página tem;

4 – Ainda segundo a Quick Sprout, se um post tiver mais de 1500 caracteres, em média, recebe 68,1% mais tweets e 22,6% mais Facebook likes que um post com uma quantidade menor de caracteres. Logo, quanto mais conteúdo de qualidade você produzir mais chances de alcançar potenciais clientes você tem;

5 – De acordo com o Social Media B2B , as empresas B2B que têm Blog geram 67% mais leads que as que não têm;

6 – Segundo o Content Marketing Institute , a cada 10 pessoas, 8 identificam-se como leitores de Blog e têm 23% de seu tempo gasto com mídias sociais. Aqui há uma ótima oportunidade de produzir conteúdo para ser compartilhado por Facebook, Twitter, etc.;

7 – 437% mais de páginas indexadas e 97% mais de links indexados são as estatísticas que a Content Plus publicou sobre o retorno que os Blogs dão para websites. Isso quer dizer que quanto mais conteúdo você produz mais você sobe no ranking de buscas, e mais tráfego você atrai para o seu site;

8 – 80% das pessoas ignoram anúncios no Google. Isso foi constatado depois que a Search Engine Land abriu uma votação sobre o assunto. Porém, não deveria ser surpresa, principalmente porque o Google fez e faz mudanças nos seus algorítimos constantemente favorecendo assuntos que informem e eduquem os usuários;

9 – Segundo o Content Marketing Institute, 80% dos tomadores de decisão preferem conseguir informações sobre uma empresa por meio de uma série de conteúdos a uma série de anúncios.

10 – E finalmente, corroborando o que o item 9 afirma, segundo o Media Post , 68% dos tomadores de decisão iniciam suas buscas por informações sobre uma empresa por meio de uma ferramenta de busca, 40% vão direto para os sites de seus fornecedores e 25% dos contatos acontecem por e-mail. Com esse cenário, conteúdo parece ser a estratégia mais inteligente a seguir quando se quer atrair potenciais clientes com poder de decisão para o site de sua empresa;

Hoje, por meio do Marketing de Conteúdo você atrai as pessoas de forma amigável e efetiva. Sua empresa não precisa mais interromper para dizer “ Ei! Estou aqui e você precisa de mim ”. Hoje, com o Marketing de Conteúdo as empresas apenas acenam querendo dizer “ Mesmo que você não saiba (ainda), estou por aqui, caso precise “.

 

 

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